sábado, 19 de setembro de 2009

PLANETA TERRA 2008: documentário da National Geographic


Planeta Terra 2008 é o documentário que faz o balanço do Ano Internacional dedicado ao Planeta. Este DVD dá particular ênfase às descobertas científicas de novas espécies na fauna e flora, bem como das transformações provocadas pela poluição e pelo humano.

2008 foi um ano em que o planeta Terra fez notícia todos os dias, notícias que vão desde a mais horrífica até à mais deslumbrante beleza. Desde avanços na previsão de terramotos e ciclones, até espectaculares imagens de infravermelho de vulcões, passando pelo desvendar do código do mundo físico e a descoberta de 125.000 gorilas das terras baixas, este foi um ano para recordar. A terra está a ensinar-nos... a avisar-nos... a prometer-nos...

Uma boa oportunidade para ver o nosso Planeta Azul de perto!
Seguem-se alguns comentários feitos pelos alunos do 7º Ano, após a visualização do documentário da National Geographic "Planeta Terra 2008":
A poluição no nosso planeta leva ao aumento das catástrofes. Considero muito importante este blogue. Filipa Pereira, n.º 1 7ºE
2008 foi o quarto ano com mais destruição. Ocorreram sismo, tornados, ciclones, erupções vulcânicas, tsunamis e alterações climáticas. O documentário foi interessante e consegiu alertar-nos. Cristina Ribeiro, n.º 4 7ºE
Eu achei o documentário muito interessante, pois aprendemos a defendermos-nos. Diana Gomes n.º 5 7ºE
Gostei muito de ver o documentário porque mostrou-nos algumas catástrofes naturais como, erupções vulcânicas, furacões e tornados. De facto, a ciência está mais preparada para nos proteger das catástrofes quer naturais, quer humanas. Domingos Costa n.º6 7º E
Eu gosto muito dos documentários sobre a natureza. Pois só com a percepção dos problemas do PLANETA é que mudamos de atitude. Gil Ferreira N.º8 7º E
O documentário foi muito interessante pois dá-nos a conhecer as catástrofes. João Machado n.º 10 7ºE
O homem ao longo dos anos provocou várias alterações no planeta, que mais tarde se vieram a notar. 2008 ficou marcado com esses acontecimentos: as catástrofes naturais e as catástrofes por acção do homem. Por isso, temos que modificar a anossa atitude perante o planeta Terra! Maria Vieira n.º 13 7º E
São impressionantes os fenómenos que ocorrem, no Planeta Terra, por causa do Homem. Urge mudar atitudes! Inês Fernandes m.º 14 7º E
Este documentário apresentou-nos os fenómenos potencialmente perigosos: sismos, tornados, erupções vulcânicas e as alterações climáticas. Por isso, as aulas sobre estas questões, os blogues desta especialidade são de fulcral importância. Os jovens precisam de aprender estes temas. Maria Costa n.º 15 7º E
2008 foi um ano espectacular, mas também se verificou a fúria da NATUREZA através dos furacões, dos tornados, das erupções vulcânicas e das alterações climáticas. No entanto, temos uma ESPERANÇA o avanço científico na previsão destes fenómenos potencialmente perigosos. Paulo Faria n.º 16 7º E

16 comentários:

Filipa Azevedo disse...

Gostei muito de ver este documentário. Os assuntos eram bastante preocupantes e interessantes. Chocou-me ver aqueles meninos a passaram fome. E incompreensível como eles podem estar tão magrinhos e com tanta fome. Enquanto algumas pessoas deitam a sua comida para o lixo, e aquelas criança e adultos a passarem imensa fome. Acho muito bem estas recolhas de alimentos que fazem para estas crianças. E quem não dão donativos é porque não tem coração, e não sabemos o dia de amanha.

Pedro 7ºE Nº17 disse...

Gostei muito de ver este documentário porque alertou-me para os perigos da Natureza como furacões, ciclones, terramotos, maremotos, vulcões em erupção, etc. Fiquei chocado com tudo mas alertou-me para tudo e fiquei atento.
Gostei muito da esperiência.

Marta, n.º 21, 7ºF disse...

Gostei muito de ver este documentário pois aprendi conteúdos relacionados com os terramotos, vulcões em erupção (ex. Chile)e os sismos na China. Também gostei de saber que em 2008 entraram cerca de 69 vulcões em erupção, que a Florida e a Amazónia sentiram o efeito dos furacões e que num só dia se verificaram cerca de 131 tornados nos Estados Unidos da América. Este documentário apresenta-nos as espécies que se encontram em vias de extinção, assim como a descoberta de novas espécies.
Aconselho todas as pessoas a visualizar este documentário, pois além de interessante também nos informa sobre o que se passa no nosso planeta.

Filipe, n.º 11, 7ºF disse...

No documentário vi: a primeira explosão da bomba atómica, a descoberta de novas espécies, vulcões em erupção, mudanças climáticas e a destruição do terramoto que ocorreu na China. Também fiquei a saber que se verificaram 131 tornados num só dia e 69 erupções vulcânicas.
Recomendo a todas as pessoas a visita a este blogue.

Anónimo disse...

Vitor 7ªE nª21
Este documentário foi importante para todos nós porque permitiu-nos reflectir sobre as diversas ameaças que podem atingir o nosso planeta.Ficamos a perceber melhor o impacto das verdadeiras catástrofes naturais.Despertou-nos a atençao para os cuidados que o ser humano deverá ter com o nosso planeta para evitarmos a sua destruiçao. É urgente tomarmos medidas que o protejam! O filme foi muito importante pela mensagem que nos transmitiu e era importante repetirmos esta experiencia.

ze nº20 7ºf disse...

Gostei muito de ver este documentário.Os assuntos eram bastantes chocantes e interessantes. Aprendi por exemplo conteúdos mais aprefundados sobre terramotos, tsunamis e vulcões etc.Fiquei bastante chocado quando vi que em 2008 entraram 68 vulcões em erupção e quando se formaram 131 tornados nos USA. Este documentário é muito interessante e aconselho a toda a gente a visualizar.

Cláudia /7ºF Nº6 disse...

Gostei muito de ver este comentário, porque nos alerta de alguns riscos e perigos que podem ocorrer a qualquer momento como terramotos, vulcões, furacões, derrocadas de pedras, tsunamis, incêndios, etc. Fiquei muito chocada ao saber disto tudo e tambem vou ficar muito atenta. Todas as pessoas deveriam ver este comentário porque para além de ser muito intressante também nos informa do que no nosso planeta existe.

catia/7ºf /nº5 disse...

Gostei muito de ver o documentário porque alertou-nos sobre os riscos e catástrofes naturais e humanos.Vi-mos furacoes em erupcão, terramotos, quedas de pedras, sismosmaremotos, ciclones...

ana ; nº 1 ; 7º D disse...

Eu gostei de ver o decumentário, porque achei que o assunto em questão é muito importante. O decumentário fala de catástrofes naturais e catástrofes provocadas pelo homem.
O subtema que me despertou o interesse foi, os turnados, mas o decumentário também falava de outros assuntos, que são : vulcões, terramotos, furacões, sismos, erupções vulcânicas, avanços de desertos, fome e escolas que se encontram em más condições, e por isso morrem várias pessoas todos os dias.
Este decumentário alertou-me do que está a acontecer no mundo, e de certos cuidados que todos nós podemos ter para ajudar a diminuir o grande números de catástrofes.

Marta Batista: 7ªD: Nª17 disse...

Eu gostei do documentário, pois aprendi mais sobre o planeta Terra.
Aprendi que o nosso planeta está em risco de acabar devido, por um lado, ao avanço dos desertos e às erupções vulcânicas.
Também aprendi que existem catástrofes naturais e catástrofes provocadas pelo homem: tufões, furacões, terramotos, tornados, vulcões etc.
Vi que o sismo em Pequim provocou 70000 mortos, também devido a escolas de má construção.

Verónica 7º E Nº 20 disse...

Eu gostei muito de ver o filme porque relata muitos fenómenos que aconteceram em 2008. É importante termos noção que o homem está a destruir a natureza e que temos de agir enquanto há tempo. Devemos prestar atenção a esta realidade devastadora, pois só assim nos poderemos redimir e tentar não piorar a situação. O que eu mais gostei foi saber que passados 50 anos após a explosão da bomba atómica, a natureza conseguiu recuperar e isso é muito bom. A bomba atómica é um exemplo da inconsciência do homem ao tomar certas atitudes. Esperemos que a situação não piore, pois não sabemos o que o futuro nos reserva e temos de nos prevenir.

Margarida nº 2 7º E disse...

Achei este documentário muito interessante, poix mostra-nos as catastrofes qe existem no nosso planeta e como nós Homens conseguimos fazer com que haja tanta poluição.
Adorei ver este documentário.

Fátima nº.10 7º.F disse...

Gostei muito de ver o documentário mostra-nos coisas que nos nem imaginavamos saber qualquer dia. Coisas sobre o mundo em si própio.
O mundo esta cada vez mais destruido porque há Císmos, terrramotos, Tsunamis e vucanismo.
Por isso não devem fazer coisas que prejudiquem o ambiente e o Planeta.

angelo 7ºF 2 disse...

gostei muito do filme principalmente os furacoes dos teramotos e dos tornados.

joao miguel nº15 7ºf disse...

gostei imenso do decomentario principalmente dos ifeitos da bomba atomica e do que o mundo e capaz de fazer.

JORGE 7ºF Nº17 disse...

EU GOSTEI MUITO DESTE FILME PORQUE ACHEI INTERESSANTE PRINCIPALMENTE DOS:TERRAMOTOS, FURACOES, SISMOS E
AS CHEIAS.

Participa!

Participa!