segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Clima alterado pode atrasar sinais do Outono

O amarelar das folhas das árvores, característico do Outono, que começa hoje, segunda-feira, poderá atrasar por causa das alterações climáticas e do aumento da temperatura. O aquecimento do planeta pode estender a época seca.
"As espécies que dependem de fenómenos climáticos para começar uma nova fase do ciclo de vida poderão atrasar ou adiar essa fase por causa das alterações climáticas", explica à agência Lusa Maria João Cruz, especialista em fenologia (estuda fenómenos periódicos dos seres vivos, como a floração ou a maturação dos frutos).
A também investigadora na área das alterações climáticas defende que o aquecimento do planeta pode fazer com que a época seca se estenda até ao início do Outono e que os charcos e ribeiras demorem mais a encher, com implicações para a agricultura, pastorícia e vida selvagem. Segundo a especialista, ainda não existem estudos em Portugal sobre as consequências do aquecimento na fauna e na flora, mas noutros países, como Inglaterra, existem registos com mais de 50 anos sobre aquelas mudanças e a sua relação com as alterações climáticas. "Algumas espécies podem desaparecer por causa das alterações climáticas e outras sofrer uma alteração nas fases do seu ciclo de vida, antecedendo, por exemplo, o período de floração ou reprodução", refere Maria João.
Os anfíbios, inactivos no Verão por causa do calor, podem atrasar o seu arranque de actividade, que devia ser em Outubro e agora poderá ser só em Novembro, exemplifica a especialista. "Em Portugal pode acontecer que os morcegos não entrem na hibernação porque, devido às altas temperaturas, ainda têm condições para se manter em actividade", diz.
Mas a descida da temperatura que caracteriza o Outono não acontece sempre da mesma forma ou na mesma altura: "Há uma variabilidade climática que é natural. Há anos mais quentes ou frios do que outros, é uma variabilidade intrínseca ao sistema climático", explica à Lusa Filipe Duarte Santos, especialista em alterações climáticas.
Mas esta variabilidade é, no entanto, "diferente do fenómeno das alterações climáticas ou do aumento da temperatura média e da maior frequência de fenómenos climáticos extremos, como secas ou fortes chuvas", compara aquele especialista.

Sem comentários:

Participa!

Participa!