quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sismo nas ilhas de Samoa gera Tsunami



As autoridades locais estão alerta devido ao sismo de grande amplitude, registado a 180 km da costa das ilhas Samoa e a 35 km profundidade, que terá durado cerca de 3 minutos e gerado três tsunamis diferentes.


Dada a profundidade a que se deu o sismo, este abalo pode ser bastante destrutivo nas zonas costeiras situadas a centenas de quilómetros de distância.
O sismo ocorreu no dia 29 de Setembro, nas Ilhas Samoa, no Pacífico Sul. Pelo menos 14 pessoas morreram, centenas de casas ficaram destruídas e três ou quatro aldeias da costa da cidade de Lalomanu foram "engolidas" pelas ondas. Uma onda de um metro e meio entrou em Pago-Pago, capital da Samoa Americana, pouco depois de se ter sentido o sismo. A água andou cerca de cem metros para dentro da ilha antes de voltar a recuar.


Às 6h 45 locais (18h45 em Lisboa), foi emitido um alerta de tsunami para a Nova Zelândia e outras ilhas do Pacífico depois de um terramoto de magnitude 8.3 na escala de Richter ter sido detectado numa zona oceânica perto das ilhas Samoa. O Centro de Avisos de Tsunami do Pacífico alertou para o perigo de onda gigante para ilhas como Papua Nova Guiné e Hawai, entre outras pequenas ilhas (Ilhas Fiji, Polinésia Francesa, Tonga, Ilhas Palmira, Samoa, Ilhas Cook e Samoa Americana) situadas no Oceano Pacífico.

Sem comentários:

Participa!

Participa!