terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Tornado em Ferreira do Zêzere e Tomar

Em Ferreira de Zêzere quatro pessoas ficaram feridas devido a um tornado. Em Tomar, 20 crianças de um jardim-escola sofreram ferimentos ligeiros e escoriações.

As regiões de Tomar e Ferreira do Zêzere foram atingidas por um tornado, classificado pelo Instituto de Meteorologia, de fraca intensidade.





sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Madeira com aviso vermelho a partir das 12:00 de sábado

O arquipélago da Madeira vai estar em situação de aviso vermelho, situação de risco extremo, devido às previsões de vento e chuva forte a partir das 12:00 de sábado.
De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia (IM), a situação meteorológica do arquipélago é de risco extremo, devendo o vento soprar com rajadas que poderão atingir os 140 quilómetros nas zonas montanhosas. No seu site, o IM refere que o vento será temporariamente de sudoeste com rajadas na ordem dos 120 quilómetros e a chuva será intensa.
No site do Serviço Regional de Protecção Civil estão divulgadas as condições adversas, referindo que o aviso vermelho vigora entre as 12h00 de sábado e as 5h59 de domingo.
O dispositivo do Serviço Regional de Protecção Civil, das câmaras municipais, das corporações de bombeiros e da Cruz Vermelha estão de prevenção, com os equipamentos necessários para minimizar as expectativas de derrocadas e quedas de árvores neste tipo de situações.

FONTE: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=482102

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Visite a cidade de Lisboa antes do terramoto de 1755

http://aeiou.expresso.pt/visite-a-cidade-de-lisboa-antes-do-terramoto-de-1755=f616199

Incêndios/Vila Real: GNR investigou 1200 incêndios e identificou 50 suspeitos

A GNR de Vila Real investigou 1200 incêndios em 2010 no distrito e identificou 50 suspeitos de provocar o fogo por negligência ou intencionalmente, segundo revelou hoje fonte do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).
Entre as funções do SPENA inclui-se a fiscalização, prevenção, vigilância, deteção e investigação de incêndios florestais, validação da área ardida e alimentação do Sistema de Gestão de Informação Sobre Incêndios Florestais (SGIIF).
O capitão Eduardo Lima, comandante do SPENA, fez hoje à Agência Lusa um balanço dos incêndios registados este ano no distrito de Vila Real e referiu que das cerca de 1400 ocorrências, a GNR já investigou ou validou 1200.

Fonte: http://aeiou.expresso.pt/incendiosvila-real-gnr-investigou-1200-incendios-e-identificou-50-suspeitos=f616344

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Catástrofes na Indonésia já fizeram mais de 370 vítimas mortais

O número de vítimas do tsunami, que arrasou várias ilhas indonésias na segunda-feira, voltou a subir e já chegou aos 343 mortos, enquanto a ajuda começa a chegar às áreas afectadas. O país também foi afectado na terça-feira pela erupção do vulcão Merapi, na ilha de Java, que fez 32 mortos.
O material de socorro e ajuda começou a chegar às zonas mais afectadas das ilhas Mentawai, três dias depois de um terramoto ter dado origem a um tsunami que abalou a costa oeste deste grupo de ilhas do Índico.
Mas as esperanças de encontrar sobreviventes entre as pessoas desaparecidas diminuiu, e o número de mortos subiu de 272 para 343 no balanço mais recente.
Todos os moradores relatavam a brutalidade da catástrofe. Era de noite e chovia muito quando o tsunami veio, apenas 10 minutos depois do terramoto de 7,7 graus de magnitude.
"Ouvimos uma explosão quando chegou a primeira onda", contou Chandra, de 20 anos. A jovem conseguiu sobreviver, segundo ela, "por milagre, graças ao tronco de um coqueiro".
Na vila de Muntei Baru Baru, onde restaram apenas as fundações das casas, os sobreviventes disseram não ter sido avisados apesar do alerta de tsunami emitido pelas autoridades logo após o terramoto.
Um sistema de alerta sofisticado e caro foi instalado ao longo da costa de Sumatra após o terrível tsunami de Dezembro de 2004, que matou mais de 220.000 pessoas em vários países asiáticos. Mas as autoridades reconhecem que o sistema não está disponível nas ilhas Mentawai, onde muitas povoações não têm energia eléctrica.
A cratera do vulcão, com 2.914 metros de altura e situada no coração de uma região muito povoada da ilha de Java, lançou nuvens de gases com magma e cinzas, segundo o vulcanologista.

FONTE: http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1102408.html

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dia Internacional para a redução das Catástrofes

Comemorou-se ontem, 13 de Outubro, em todo o planeta, o Dia Internacional para a Redução das Catástrofes. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas, é comemorada anualmente na segunda quarta-feira do mês de Outubro.
Tem como objectivo sensibilizar os governos, as organizações e os cidadãos de todo o mundo para a necessidade de desenvolverem acções concretas que contribuam para reduzir as vulnerabilidades e para aumentar a capacidade de resposta face à ocorrência de catástrofes.
De acordo com uma mensagem da ONU, por ocasião da data, nos últimos 10 anos as catástrofes naturais fizeram mais de 600 mil mortos e afectaram mais de 2,4 biliões de pessoas, sobretudo nos países em desenvolvimento.
Perderam-se, assim, anos de esforços em prol do desenvolvimento, o que agravou a pobreza de milhões de pessoas, deixando-as ainda mais vulneráveis face aos riscos naturais.
Mais do que nunca, devemos aumentar os nossos esforços para reduzir essa vulnerabilidade.
Para isso, a comunidade internacional assumiu um compromisso em relação as prioridades estabelecidas no Quadro de Acção de Hyogo 2005-2015: Aumentar a Capacidade de Recuperação de Países e Comunidades Perante as Catástrofes.
A Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes, um sistema que engloba uma série de actores à escala global, destina-se a melhorar a coordenação e a mobilização de recursos.
Neste Dia Internacional para a Redução das Catástrofes, a ONU apela aos governos e a todos os actores pertinentes, desde educadores, empresas e sociedade civil, para que respondam às necessidades das crianças e de outros grupos vulneráveis que vivem em zonas de risco.
Segundo a ONU, nenhum lugar do planeta está salvo de catástrofes e faz lembrar o terrível terramoto e o tsunami no Oceano Índico, a destruição provocada pela seca e os gafanhotos na África, a devastação causada pelos furacões e os ciclones nos Estados Unidos, nas Caraíbas e no Pacífico, tal como as fortes inundações na Europa e na Ásia, que fizeram centenas de milhares de mortos e deixaram milhões de pessoas sem recursos.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Quatro distritos sob aviso amarelo

Previsões de chuva e vento forte colocam os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real sob aviso amarelo por parte do Instituto de Meteorologia.
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real encontram-se hoje sob aviso amarelo, devido às previsões do Instituto de Meteorologia de chuva e vento forte. O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, significa situações de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Bombeiros tentam resgatar sete turistas isolados devido ao mau tempo

Os bombeiros tentam, esta segunda-feira, resgatar sete turistas que estão isolados na Portela do Homem, no Gerês, confirmou o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Salto.
De acordo com o segundo comandante Sílvio Magalhães, os turistas começaram uma caminhada no sábado e foram apanhados pelo mau tempo, acabando perdidos, na zona das Minas das Sombras
Os bombeiros estão em contacto com os turistas há mais de 24 horas e já têm as coordenadas da localização, adiantou a mesma fonte. O acesso é difícil e não permite carros, por isso, os bombeiros vão ter de se deslocar a pé. Contam ainda com a ajuda de um helicóptero da Protecção Civil.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dia Nacional da Água

A água doce é um recurso precioso, básico e essencial à vida sob todas as suas formas, assumindo, por isso, particular relevância a necessidade da sua preservação. Os recursos hídricos encontram-se no topo das preocupações ambientais. A crescente escassez de água, o rápido aumento populacional, levam a que muitos se questionem se os recursos de água doce poderão vir a ser fonte de conflitos internacionais durante este século. Portugal, por exemplo, partilha 48 % das suas reservas de água com Espanha.

Seguem-se alguns trabalhos das turmas do 7º ano:



terça-feira, 28 de setembro de 2010

Deslizamento no México

Um deslizamento de terras no estado de Oaxaca, no México, soterrou cerca de 300 casas durante a noite de hoje, terça-feira, e poderá ter morto, pelo menos, entre 500 e 600 pessoas, revelaram as autoridades do país.

FONTE: http://www.sapo.pt/

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Documentário Planeta Terra 2007

Com o retrocesso dos gelos árcticos, abriu-se pela primeira vez na história a Passagem do Noroeste; a população de abelhas dos Estados Unidos decresceu de uma forma misteriosa; e o conjunto de emissões de carbono da China superou a dos Estados Unidos. Mais um ano com incêndios e inundações, migrações e degelos, tempestades e extinções que têm assolado o planeta. Com os últimos dados disponíveis, tomamos o pulso à Terra... para determinar a sua saúde.


Seguem-se alguns comentários feitos pelos alunos do 7º ano, após a visualização do documentário.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ano Lectivo 2010/2011

O projecto Clube da Protecção Civil inscreve-se no programa de sensibilização pública da Autoridade Nacional de Protecção Civil, e pretende também dar resposta ao desafio colocada pelo projecto comunitário Informação Pública de Serviço de Socorro e Salvamento.

O Clube da Protecção Civil da Escola Básica 2,3 Virgínia Moura ambiciona a sensibilização pública e dar resposta à necessidade prioritária de encaminhar o público infantil e juvenil para as questões da segurança e prevenção de riscos naturais, antrópicos e mistos.

Bem Vindos.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Primeiros socorros

Os primeiros socorros constituem-se no primeiro atendimento prestado à vítima em situações de acidentes, por um socorrista, no local do acidente.

A função importante do socorrista é a de manter a vítima viva até a chegada do socorro adequado, bem como não ocasionar outras lesões ou agravar as já existentes.

Assim, pretendemos deste modo apresentar os trabalhos dos alunos do sétimo ano de escolaridade no que concerne aos primeiros socorros.


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Seis distritos sob aviso amarelo devido a aguaceiros

Vila Real, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco estão sob aviso amarelo.

Estão previstos períodos de chuva, por vezes forte, até ao final da manhã, depois a regime de aguaceiros, embora com condições favoráveis para a ocorrência de trovoadas.
O vento soprará moderado (20 a 35 Km/h) do quadrante sul, rodando gradualmente para noroeste e soprando forte (35 a 50 Km/h), com rajadas na ordem dos 75 Km/h, nas terras altas. Apenas a partir do final da manhã é que se prevê que o vento diminua de intensidade.
Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas de noroeste deverão atingir uma altura de dois a 2,5 metros, com a temperatura da água a registar 16 ou 17 graus Celsius. Na costa sul, as ondas serão de sudoeste, com um a 1,5 metros e a temperatura da água atingirá os 19º.
As temperaturas máximas previstas para hoje são de 18º no Porto, 20º em Ponta Delgada, 21º em Lisboa e 22º em Faro e no Funchal.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Cratera gigante na cidade da Guatemala

Uma cratera gigante está a chamar as atenções para a cidade da Guatemala , na Guatemala. O buraco gigante surgiu após a passagem da tempestade tropical Agatha, a primeira da estação ciclónica.
O buraco, que tem cerca de 60 metros de profundidade, "engoliu" um prédio de três andares e provocou o desaparecimento de um homem.
A cratera surgiu depois de um fim-de-semana de chuva violenta e fortes rajadas de vento. A Guatemala e El Salvador foram os países mais afectados pela tempestade.
Apesar da causa apontada ser a tempestade Agatha, o governo guatemalteco decidiu abrir uma investigação para saber o que provocou o buraco gigante. Em Abril, um buraco semelhante também surgiu na região, provocando a morte a três pessoas.
As autoridades da Guatemala estimam que tenham morrido 113 pessoas, 59 estão ficaram gravemente e 54 estão desaparecidas.



quinta-feira, 6 de maio de 2010

Artigos para o jornal local

Apresentamos algumas propostas de divulgação das actividades do Clube da Protecção Civil a serem incluidas no jornal local.

domingo, 2 de maio de 2010

Satélite revela maré negra no Golfo três vezes maior

A mancha de petróleo provocada pelo naufrágio de uma plataforma no Golfo do México é pelo menos três vezes maior do que se previa inicialmente, segundo um pesquisador da Universidade de Miami, que se baseia em imagens de satélites.
Em 29 de Abril, a mancha tinha 9 mil km², disse Hans Graber, três vezes mais que o observado na medição do dia 26 de Abril, quando alcançava cerca de 2,6 km², indicou. O pesquisador explicou que as novas imagens tiradas pelo CSTARS não permitem observar a totalidade da superfície ocupada pelo petróleo, mas apenas algumas partes. "Como a mancha cresce a todo o instante, o esperado é que seja ainda maior do que a actual estimativa", completou o pesquisador.
A maré negra ameaça centenas de quilómetros de zonas litorais nos estados de Louisiana, Mississippi, Alabama e Florida, região que representa 40% da zona costeira do país.
"Para as aves é o pior momento: é o período de reprodução e de nidificação", observou Melanie Driscoll, da organização ecologista Audubon Society. A região costeira da Louisiana constitui um santuário da fauna.
Segundo o presidente americano, Barack Obama, que visitará a área afectada neste domingo, 1.900 funcionários federais e 300 embarcações e aeronaves trabalham na região.
Diques flutuantes foram mobilizados, a menos de 84 km, para tentar conter a maré negra e 3,8 milhões de litros de óleo misturado com água já foram retirados do mar.
A cada dia, o derrame deita no mar cerca de 5 mil barris de petróleo (800 mil litros), no que pode se transformar na maior crise ecológica vivida pelos Estados Unidos.


sábado, 1 de maio de 2010

Maré Negra na Flórida

O governador da Flórida, Charlie Crist, declarou nesta sexta-feira estado de emergência neste estado do sudeste dos Estados Unidos perante o avanço de uma mancha de petróleo causada por um derramamento que se estende pelo Golfo do México.

O estado mexicano de Veracruz (leste) também entrou em alerta devido à mancha de petróleo e o governador Fidel Herrera afirmou estar atento ao desenvolvimento do problema.
O derrame foi declarado catástrofe de importância nacional, o que significa que podem ser utilizados recursos governamentais para as acções de emergência.
A plataforma 'Deepwater Horizon' continha 2,6 milhões de litros de petróleo em depósito e extraía cerca de 1,27 milhões de litros por dia. O afundamento da plataforma ocorreu a 22 de Abril, dois dias depois de uma explosão com posterior incêndio causar a morte de 11 trabalhadores da BP.

FONTE: http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1061797.html

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Derrocada numa escola de Baltar

Os quatros alunos da Escola Preparatória de Baltar, Paredes, atingidos hoje, terça feira, por uma derrocada ficaram apenas ligeiramente feridos.
Não foi um tecto que caiu, como o JN avançou, mas algumas telhas de um edifício contíguo ao recinto escolar.
Os adolescentes, de 13 e 14 anos, foram transportados para o Hospital Padre Américo, em Penafiel. Um deles terá fracturado o nariz.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cuidados especiais devido ao calor

Direcção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para a necessidade de adoção de cuidados especiais, principalmente com crianças, idosos e doentes crónicos", devido à previsão de temperaturas elevadas, que podem ser "gravosas" nesta época do ano.

De acordo com informação do Instituto de Meteorologia, estão previstos, para os próximos dias, valores da temperatura máxima acima dos valores habituais para a época, assim como níveis de radiação ultravioleta muito altos.

"A ocorrência de temperaturas elevadas antes da época estival pode revelar-se particularmente gravosa para a saúde humana, em particular para o sistema cardiovascular, em virtude de não ter ocorrido um processo gradual de adaptação do organismo humano", refere a DGS no site oficial.

Por esse motivo, a Direcção-Geral da Saúde alerta a população e as entidades responsáveis para a necessidade de cuidados especiais, nomeadamente com as crianças, a população idosa e com pessoas portadoras de patologias crónicas relacionadas com os sistemas cardiovascular e respiratório.

Água e protetor solar

Recomenda ainda a ingestão frequente de água ou sumos naturais sem adição de açúcar, a permanência em locais frescos nos períodos de maior calor, a utilização de protector solar, roupa que evite a exposição directa ao sol, chapéu de abas largas e óculos escuros.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Inquérito sobre riscos e catástrofes

O Clube da Protecção Civil propõe a realização de um inquérito a todos os seus membros.
A sua colaboração será fundamental para a identificação das potencialidades da educação para uma cultura de segurança, assim como na preparação da escola, como espaço colectivo, que dá a conhecer os riscos, prevê os seus efeitos e promove a interiorização de comportamentos de autoprotecção. As informações prestadas serão utilizadas apenas para o fim expresso e será garantido o anonimato.

Agradecemos a sua colaboração.

domingo, 18 de abril de 2010

Nuvem de cinzas atinge espaço aéreo português

De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), uma pequena parte do espaço aéreo portuguêsfoi atingida pela nuvem de cinzas proveniente da erupção do vulcão na Islândia. A Ilha de Santa Maria, nos Açores, é a zona afectada,
Uma fonte do IM no aeroporto de Ponta Delgada garantiu, porém, à Agência Lusa não se prever que nas próximas horas a situação tenha reflexos no tráfego aéreo no arquipélago.
A nuvem de cinzas detetada no espaço aéreo controlado a partir de Santa Maria está localizada a cerca de 780 quilómetros a norte dos Açores, adiantou a meteorologia Patrícia Navarro.
Segundo acrescentou, as cinzas ocupam uma área de cerca de 110 quilómetros, calculados a partir do limite norte da zona afeta ao controlo garantido a partir de Santa Maria.
Não só o Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Noruega, mas também a Europa Central, como França, República Checa, Polónia, Eslováquia e Eslovénia, são os países mais afectado pela nuvem de cinzas.
Embora o sul da Europa seja a zona menos afectada, já há condicionamentos registados no norte de Itália.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cento e sessenta e três voos foram cancelados hoje em Portugal, a maioria em Faro, na sequência do vulcão que entrou em erupção na Islândia e provocou uma nuvem de cinza na Europa, divulgou a ANA - Aeroportos de Portugal.
Faro foi o aeroporto mais penalizado com 104 voos cancelados, refere a ANA, em comunicado.
A maioria das ligações deste aeroporto são com o Reino Unido, pelo que foi o mais atingido por esta perturbação atmosférica.

Sismo na China

O número de mortos causado pelo sismo de 14 de Abril em Yushu, noroeste da China, subiu para 617, disse hoje a agência noticiosa oficial chinesa. O sismo, de 6,9 graus na escala de Richter, ocorreu quarta feira de manhã numa zona montanhosa da província de Qinghai.

Tromba de água no Rio Tejo

Foi avistada no dia 14 de Abril à tarde uma tromba de água no Rio Tejo. Começou por afirmar-se que se tratava de um mini-tornado, mas o Instituto de Meteorologia esclarece que "o fenómeno registado no Tejo não é um tornado ou mini-tornado mas antes uma tromba de água".



Vulcão na Islândia instala caos nos aeroportos europeus

Cerca de 3000 voos na Europa serão cancelados hoje, devido às nuvens de cinza provenientes de um vulcão na Islândia. Vive-se o caos nos aeroportos europeus.

Tsunami: o filme

Por vezes as coisas mais auspiciosas vêm do mar. E de Rantun IV, uma companhia petrolífera a centenas de quilómetros de Sylt, uma praia na costa norte alemã. Mas antes que a jovem Sveja pudesse colocar uma questão ao Dr.Wileland, que está a cargo da protecção ambiental de Rantun IV, este é assassinado. Felizmente, Wileland entregára antes documentos comprovativos sobre as actividades perigosas que se passam em Rantum IV. Assim que Jan conhece Svenja, para que esta lhe transmita as informações, os dois encontram-se subitamente em perigo devido a uma onda gigante que poderá varrer toda a costa. Convencidos que perfurações não autorizadas pudessem custar a saúde do planeta e tivessem causado a gigantesca onda, ambos viajam para Rantun, que agora está na posse do sinistro Kramnik. Mas, subitamente, dão-se conta de uma enorme chantagem que é despoletada. Ou uma avultada quantia é entregue ou, caso contrário, teremos a maior onda que jamais foi vista em todo o planeta!

Seguem-se alguns comentários feitos pelos alunos do 7º ano, após a visualização do filme.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ecoesfera em números

41,3
por cento dos portugueses desconhece o termo "biodiversidade", acima da média europeia (33,8 por cento), segundo uma sondagem Eurobarómetro divulgada na semana passada.

55 mil
pessoas são afectadas pela poluição da água na província de Hubei, região central da China.

47
por cento será a redução estimada no consumo de energia pela nova piscina municipal de Estarreja, que vai adoptar princípios da eco-eficiência.

5,97
milhões de euros é a verba que a Câmara da Amadora vai gastar em 2010 em acções de protecção do Ambiente e conservação da natureza.

11.000
cabeças de gado morreram nas últimas semanas no Sul da Bolívia, devido à seca que provocou também a perda de 20 mil hectares de culturas.

400
o número de espécies exóticas invasoras que estão a ameaçar a China, causando avultados prejuízos para a economia, revelou a 2 de Novembro o Ministério da Agricultura chinês.

212
é o número de empresas portuguesas no mercado de emissões. Em 2009, estas empresas emitiram 29,9 milhões de toneladas de CO2, segundo o "Diário Económico".

22,5
mil quilómetros quadrados de floresta foram destruídos nos parques e reservas da Amazónia entre 2000 e 2008, segundo dados do Instituto do Homem e Maio Ambiente da Amazónia (Imazon).

23.000
postos de trabalho serão criados na área das energias renováveis entre 2007 e 2015, revelou o ministro da Economia, Teixeira dos Santos.

17
por cento da procura de electricidade na União Europeia poderá ser satisfeita por energia eólica de parques "off shore" em 2030, revela um estudo da Associação Europeia para a Energia Eólica, divulgado a 14 de Setembro.

3
por cento foi quanto aumentou o consumo de água no Algarve no primeiro semestre deste ano comparativamente a 2008, o que pode dever-se ao ano seco que a região está a atravessar e ao aumento do turismo interno.

30
quilowatts de energia vão ser produzidos pelos painéis solares que estão a ser instalados na herdade da Torre Bela, na Azambuja, propriedade da Sociedade Agrícola Quinta do Convento.

13,4
milhões de euros foram doados pelos Estados Unidos e Alemanha para a reflorestação do santuário de vida selvagem Chunati, no Bangladesh, no âmbito de um projecto de mitigação das alterações climáticas, foi hoje revelado. Chunati é um corredor ecológico para elefantes asiáticos entre a Birmânia e o Bangladesh.

2600
é o número de visitantes do Parque Biológico da Serra da Lousã, na Quinta da Paiva, em Miranda do Corvo, desde a sua inauguração, em Junho. O espaço tem raças autóctones ligadas à agro-pastorícia, um labirinto de árvores de fruta e mamíferos representativos da vida selvagem portuguesa.

200
milhões de dólares (cerca de 140 milhões de euros) é quanto o Governo indiano pretende investir na conservação e recuperação das suas florestas, revelou o ministro do Ambiente Jairam Ramesh. Hoje, as florestas cobrem 20 por cento do território da índia.

17.262
hectares arderam entre 1 de Janeiro e 15 de Junho, segundo o relatório provisório de incêndios florestais da Autoridade Florestal Nacional. Durante todo o ano de 2008 foram foram consumidos 17.244 hectares.

Haiti: País em "situação de perigo" com o sismo e as chuvas

O Haiti está em "situação de perigo constante", três meses após o sismo que fez pelo menos 220.000 mortos e 1,3 milhões de sem-abrigo, numa altura em que começou a estação das chuvas, declarou o presidente haitiano René Préval.
"É necessário olhar para um país que está realmente em situação de perigo constante e onde é necessário fazer frente a todos os problemas ao mesmo tempo, porque está a começar a estação das chuvas e não apenas em Port-au-Prince", disse Préval.
Questionado sobre o nível de preparação do Haiti para a estação das chuvas, numa altura em que numerosos observadores temem que o país conheça uma nova catástrofe humanitária, o chefe do Estado considerou que "o problema é que ninguém vai anunciar quando é que as situações vão acontecer".

China: 32 mortos e seis desaparecidos em inundação numa mina do norte da China

Pelo menos trinta e dois trabalhadores morreram após a inundação, no fim de Março, de uma mina do norte da China, segundo o último balanço anunciado hoje pelos socorristas, que continuam a procurar seis homens. Os socorristas descobriram quatro novos corpos, 14 dias após a inundação, revelou a agência Nova China.
O anterior balanço apontava para 28 mortos e desaparecidos defuntos.

FONTE: http://aeiou.expresso.pt/china-32-mortos-e-seis-desaparecidos-em-inundacao-numa-mina-do-norte-da-china-novo-balanco=f575857

Sismo de magnitude 7,1 nas ilhas Salomão

Um sismo de magnitude 7,1 ocorreu próximo das Ilhas Salomão, no oeste do Pacífico, anunciou o Instituto geofísico norte-americano (USGS). O Instituto não dá conta de danos e não fez qualquer alerta de tsunami.

FONTE: http://aeiou.expresso.pt/sismo-de-magnitude-71-nas-ilhas-salomao=f575869

Sismo com magnitude 6,2 Richter no sul de Espanha

Um sismo com uma magnitude de 6,2 na escala de Richter foi registado ao princípio da madrugada de hoje no sul de Espanha, 24 quilómetros a sudeste de Granada, informou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).
Segundo a mesma fonte, o abalo foi registado às 00:08 locais de hoje (23:08 de domingo em Lisboa). Não havia notícia de vítimas ou danos.

FONTE: http://aeiou.expresso.pt/espanha-sismo-com-magnitude-62-richter-no-sul-de-espanha=f575943

Deslizamentos no Brasil

182 corpos resgatados, mais de 300 mortos estimados, 3.200 pessoas sem casa e outras 11.400 desalojadas. Este é o mais recente balanço da tragédia no Estado do Rio de Janeiro, onde um deslizamento de terra soterrou dezenas de casas na noite de quarta-feira .

Estudos confirmam risco

Entre 1970 e 1985, o Morro do Bumba serviu de lixeira para os habitantes de Niterói e São Gonçalo. Nos 25 anos seguintes, a área foi ocupada ilegalmente, tendo sido construídas mais de 100 casas. Pelo menos 50 foram soterradas na sequência da forte precipitação. Os bombeiros e outras equipas de resgate, que trabalharam durante toda a noite no Morro do Bumba, calculam que cerca de 200 pessoas podem estar soterradas.
Em 2004, por encomenda do Ministério das Cidades, o Instituto de Geociência da Universidade Federal Fluminense fez um estudo sobre o Morro do Bumba, tendo constatado que a área tinha alto risco de acidentes e exigia monitorização constante.


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sismo de 7.2 faz dois mortos no México

Um violento sismo de magnitude 7.2 na escala de Richter sacudiu ontem, pelas 23h40 (hora de Lisboa), o estado mexicano da Baixa Califórnia (fronteira entre México e EUA) provocando, pelo menos, dois mortos e mais de uma centena de feridos. O forte abalo, que durou 30 segundos, foi também sentido em Los Angeles, San Diego e no estado norte-americano do Arizona.
De acordo com um responsável da Protecção Civil do México, uma das vítimas morreu soterrada após o desabamento de um edifício em Mexicali, enquanto a outra foi atropelada mortalmente por um veículo ligeiro quando saía para a rua para se salvaguardar de uma possível derrocada provocada pelo sismo.
epicentro do tremor de terra foi registado a 175 quilómetros da cidade mexicana de Tijuana.
Vários testemunhos, segundo a imprensa on-line norte-americana, dão conta de água a transbordar de piscinas de várias residências. Há relatos, também, de pessoas que ficaram presas em elevadores e de outras que vieram para a rua em pânico. Há ainda registo de 11 incêndios e uma estrada intransitável.
De acordo com a Reuters, na cidade de Tijuana existem vários edifícios que sofreram danos graves e os pacientes do Hospital Geral foram evacuados.
Desde o primeiro abalo, já foram sentidas várias réplicas, que chegaram já aos 5.1 de magnitude.

FONTE:http://www.cmjornal.xl.pt/Noticia.aspx?channelid=00000091-0000-0000-0000-000000000091&contentid=EBCDCA61-7CFE-4AE4-9CB9-7A343E01ED47&h=2

 

quinta-feira, 25 de março de 2010

Deslizamento nos Açores

Uma enorme massa de terra com cerca de 140 mil metros quadrados está a deslizar numa encosta em Santa Maria, nos Açores, num movimento provocado pela precipitação dos últimos meses, mas que não põe em riscos qualquer povoação.
"O deslizamento é visível a olho nu. A velocidade é pequena, mas é visível. Se colocarmos um pé (na frente desta massa de terra), ao fim de alguns minutos ele fica coberto", afirmou Rui Marques, do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores, em declarações à Lusa. A massa de terra está a deslizar em direção ao mar e a sua marcha é imparável, mas não apresenta qualquer risco para pessoas ou animais, disse o especialista.

Conselhos utéis para uma Páscoa em Segurança



Amazónia vai ser dividida em 10 regiões para evitar desflorestação

A floresta da Amazónia vai ser dividida em 10 regiões e para cada uma será adoptada uma estratégia para evitar a degradação ambiental, de acordo com o projecto apresentado pelo ministro do Meio Ambiente brasileiro para preservar aquela zona. O projeto de Carlos Minc, chamado de 'Macrozoneamento Ecológico Económico', vai adoptar uma estratégia diferente para cada uma das dez regiões, para "regular as actividades económicas e evitar a degradação ambiental". "Minc informou que a medida se destina a cumprir os compromissos assumidos pelo Brasil nas Nações Unidas (ONU) para a redução da emissão de gases causadores do efeito de estufa".

quarta-feira, 17 de março de 2010

ANPC Apoia o Projecto Limpar Portugal

O Projecto Limpar Portugal promove uma acção colectiva de limpeza da floresta, no dia 20 de Março de 2010. A ANPC, que tem como uma das suas missões defender o património ambiental, assim como o Clube da Protecção Civil da Escola apoia e participa activamente nesta campanha.




As t-shirt´s do Clube da Protecção Civil


quinta-feira, 11 de março de 2010

As catástrofes do Haiti e do Chile

Haiti: mais de um milhão de pessoas ainda desalojadas


Dados mais recentes da ONU indicam que há ainda mais de um milhão de pessoas desalojadas. Autoridades do Haiti pedem ajuda à comunidade internacional. Dois meses após o terramoto que devastou o Haiti, o país continua a depender de ajuda internacional, mostrando grandes expectativas para a reunião de doadores, em Nova Iorque, no próximo dia 31. "A estrutura física do país, praticamente destruída pelo terramoto, ainda não foi recuperada, mas o Governo haitiano trabalha com empenho, principalmente na preparação dos planos a apresentar na reunião de doadores". Sem emprego, milhares de pessoas que não têm para onde ir permanecem nas ruas e a situação ainda é dramática. Num país arrasado com o sismo de 12 de janeiro, o número de feridos supera a marca dos 300 mil e aumenta a  preocupação com o período de chuvas que já chegou e os acampamentos não estão preparados para as fortes tempestades que atingem as Caraíbas nesta época do ano.

As t-shirt´s do Dia Escolar da Protecção Civil

Apresentamos mais trabalhos elaborados pelos alunos de Área de Projecto do 7º ano, para comemorar o Dia Escolar da Protecção Civil.

domingo, 7 de março de 2010

Dia Escolar da Protecção Civil

Apresentamos alguns trabalhos elaborados pelos alunos de Área de Projecto do 7º ano, para comemorar o Dia Escolar da Protecção Civil.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Dia da Protecção Civil na Escola e Dia Escolar de Defesa da Floresta contra Incêndios


No dia 3 de Março o Clube da Protecção Civil convidou os alunos do sétimo ano de escolaridade a participar numa palestra sobre Protecção Civil na Escola, subordinada ao tema defesa da floresta contra incêndios proferida pela Dra. Susana Balsas do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Guimarães. Este dia foi simultaneamente o Dia Escolar de Defesa da Floresta contra Incêndios e o Dia da Protecção Civil 2010.
Educar para a segurança é educar para a prevenção.


sábado, 27 de fevereiro de 2010

Mau tempo em Portugal e sismo no Chile

Sismo do Chile gerou tsunami no Pacífico

sismo de 8,8 graus na escala de Richter que abalou hoje o Chile provocou um tsunami no Oceano Pacífico que chegará ao Havai, informou a Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos (NOAA).
"O tsunami poderá gerar danos no litoral de todas as ilhas do estado do Havai. Devem ser tomadas medidas urgentes para proteger vidas e as propriedades", disse NOAA em comunicado.
No Chile, o tsunami já provocou estragos. Uma onda de 2,34 metros de altura atingiu a cidade costeira de Talcahuano pela manhã, conforme o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico. Metade de um povoado na ilha chilena de Juan Fernández, localizada a 600 quilómetros da costa, também foi destruído. O sismo de 8,8 na escala de Richter que hoje de madrugada abalou o Chile já causou pelo menos 122 mortos.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Mini tornado atinge Aveiro

Um mini tornado, registado esta madrugada nas freguesias de Cacia e Esgueira, em Aveiro, causou a queda de árvores e de muros e provocou danos em várias habitações, deixando uma família desalojada.
Foi uma coisa rápida, nem meia hora durou, e foi bastante localizado, numa extensão de 300 metros.







domingo, 21 de fevereiro de 2010

Catástrofe Natural na Madeira: inundações, derrocadas e forte precipitação

A forte precipitação, o vento e a trovoada que se fizeram sentir na Madeira  provocaram queda de árvores, inundações e derrocadas.
O arquipélago da Madeira está em alerta vermelho, situação meteorológica de risco extremo, devido à chuva forte e à ocorrência de trovoadas. O vento também será forte a muito forte com rajadas que poderão atingir dos 120 quilómetros nas zonas montanhosas. O mau tempo no mar, com ondas entre os quatro e cinco metros, levaram a cancelar a ligação marítima com a ilha do Porto Santo.
Os efeitos da tempestade na Madeira, já considerada a maior catástrofe natural na região nos últimos 100 anos, ainda não estão totalmente contabilizados.
No primeiro balanço à catástrofe natural da Madeira, contabilizam-se 40 mortos, 70 feridos e 250 desalojados. Várias pessoas estão dadas como desaparecidas e outras soterradas
Há ainda várias freguesias sem acesso, tais como Pomar da Rocha, Urna ou o Jardim do Mar e também a freguesia de Serra d`Água e a localidade do Curral das Freiras, no centro da ilha.
Entretanto, chegam esta tarde ajudas para a população no avião C130 da Força Aérea e na Fragata Côrte Real, da Marinha portuguesa. O avião C-130 partiu da Base Aérea do Montijo às 10h00 com uma equipa de 43 elementos - seis mergulhadores da Força Especial de Bombeiros "Canarinhos", cinco elementos do Instituto de Medicina Legal, dois do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro com dois cães e 30 agentes da PSP. No avião militar seguem ainda para a Madeira 400 quilos de material da PT.
Várias localidades isoladas sem água nem luz no Funchal e da Ribeira Brava, muitas casas e carros destruídos, estradas interditas ao trânsito e um rasto de lama são os sinais materiais visíveis do temporal que assolou sábado a Madeira.
A chuva continua a cair mas com menos intensidade, pelo menos no Funchal, e as máquinas trabalham incessantemente na remoção de entulhos e pedras no centro da capital madeirense.






Participa!

Participa!