domingo, 21 de fevereiro de 2010

Catástrofe Natural na Madeira: inundações, derrocadas e forte precipitação

A forte precipitação, o vento e a trovoada que se fizeram sentir na Madeira  provocaram queda de árvores, inundações e derrocadas.
O arquipélago da Madeira está em alerta vermelho, situação meteorológica de risco extremo, devido à chuva forte e à ocorrência de trovoadas. O vento também será forte a muito forte com rajadas que poderão atingir dos 120 quilómetros nas zonas montanhosas. O mau tempo no mar, com ondas entre os quatro e cinco metros, levaram a cancelar a ligação marítima com a ilha do Porto Santo.
Os efeitos da tempestade na Madeira, já considerada a maior catástrofe natural na região nos últimos 100 anos, ainda não estão totalmente contabilizados.
No primeiro balanço à catástrofe natural da Madeira, contabilizam-se 40 mortos, 70 feridos e 250 desalojados. Várias pessoas estão dadas como desaparecidas e outras soterradas
Há ainda várias freguesias sem acesso, tais como Pomar da Rocha, Urna ou o Jardim do Mar e também a freguesia de Serra d`Água e a localidade do Curral das Freiras, no centro da ilha.
Entretanto, chegam esta tarde ajudas para a população no avião C130 da Força Aérea e na Fragata Côrte Real, da Marinha portuguesa. O avião C-130 partiu da Base Aérea do Montijo às 10h00 com uma equipa de 43 elementos - seis mergulhadores da Força Especial de Bombeiros "Canarinhos", cinco elementos do Instituto de Medicina Legal, dois do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro com dois cães e 30 agentes da PSP. No avião militar seguem ainda para a Madeira 400 quilos de material da PT.
Várias localidades isoladas sem água nem luz no Funchal e da Ribeira Brava, muitas casas e carros destruídos, estradas interditas ao trânsito e um rasto de lama são os sinais materiais visíveis do temporal que assolou sábado a Madeira.
A chuva continua a cair mas com menos intensidade, pelo menos no Funchal, e as máquinas trabalham incessantemente na remoção de entulhos e pedras no centro da capital madeirense.






1 comentário:

Ana;nº1;7ºD disse...

A notícia em si está bem estruturada, dando assim possiblidade de conhecer e compreender a catástrofe.
Umadas causas referidas nos vídeos é a má gestão urbanística. Também são referidas várias consequências como, mortes e feridos, carros e casas destruídas, famílias desalogadas, enundações, árvores caídas e muitas mais. Em geral achei a notícia muito interessante.

Participa!

Participa!