quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Catástrofes na Indonésia já fizeram mais de 370 vítimas mortais

O número de vítimas do tsunami, que arrasou várias ilhas indonésias na segunda-feira, voltou a subir e já chegou aos 343 mortos, enquanto a ajuda começa a chegar às áreas afectadas. O país também foi afectado na terça-feira pela erupção do vulcão Merapi, na ilha de Java, que fez 32 mortos.
O material de socorro e ajuda começou a chegar às zonas mais afectadas das ilhas Mentawai, três dias depois de um terramoto ter dado origem a um tsunami que abalou a costa oeste deste grupo de ilhas do Índico.
Mas as esperanças de encontrar sobreviventes entre as pessoas desaparecidas diminuiu, e o número de mortos subiu de 272 para 343 no balanço mais recente.
Todos os moradores relatavam a brutalidade da catástrofe. Era de noite e chovia muito quando o tsunami veio, apenas 10 minutos depois do terramoto de 7,7 graus de magnitude.
"Ouvimos uma explosão quando chegou a primeira onda", contou Chandra, de 20 anos. A jovem conseguiu sobreviver, segundo ela, "por milagre, graças ao tronco de um coqueiro".
Na vila de Muntei Baru Baru, onde restaram apenas as fundações das casas, os sobreviventes disseram não ter sido avisados apesar do alerta de tsunami emitido pelas autoridades logo após o terramoto.
Um sistema de alerta sofisticado e caro foi instalado ao longo da costa de Sumatra após o terrível tsunami de Dezembro de 2004, que matou mais de 220.000 pessoas em vários países asiáticos. Mas as autoridades reconhecem que o sistema não está disponível nas ilhas Mentawai, onde muitas povoações não têm energia eléctrica.
A cratera do vulcão, com 2.914 metros de altura e situada no coração de uma região muito povoada da ilha de Java, lançou nuvens de gases com magma e cinzas, segundo o vulcanologista.

FONTE: http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1102408.html

Sem comentários:

Participa!

Participa!