quinta-feira, 11 de março de 2010

As catástrofes do Haiti e do Chile

Haiti: mais de um milhão de pessoas ainda desalojadas


Dados mais recentes da ONU indicam que há ainda mais de um milhão de pessoas desalojadas. Autoridades do Haiti pedem ajuda à comunidade internacional. Dois meses após o terramoto que devastou o Haiti, o país continua a depender de ajuda internacional, mostrando grandes expectativas para a reunião de doadores, em Nova Iorque, no próximo dia 31. "A estrutura física do país, praticamente destruída pelo terramoto, ainda não foi recuperada, mas o Governo haitiano trabalha com empenho, principalmente na preparação dos planos a apresentar na reunião de doadores". Sem emprego, milhares de pessoas que não têm para onde ir permanecem nas ruas e a situação ainda é dramática. Num país arrasado com o sismo de 12 de janeiro, o número de feridos supera a marca dos 300 mil e aumenta a  preocupação com o período de chuvas que já chegou e os acampamentos não estão preparados para as fortes tempestades que atingem as Caraíbas nesta época do ano.
 
Chile: terra volta a tremer


Dois fortes sismos voltaram a sacudir hoje o Chile. Duas fortes réplicas ocorreram pouco antes da cerimónia de posse do novo Presidente, Sebastián Piñera. Exército alerta para o risco de tsunami.
A zona central do Chile foi hoje abalada por dois fortes sismos. A primeira das novas réplicas, de 7,2 graus na escala de Richter segundo o Instituto Geológico dos EUA, registou-se às 11h39 hora local (14h39 em Portugal) e teve o seu epicentro a 140km ao sul de Valparaíso.
A segunda réplica, de 6,9 graus na escala de Richter, teve o seu epicentro na mesma região, a 139 km de Valparaíso, cinco minutos antes de Piñera assumir funções.
 

Sem comentários:

Participa!

Participa!