segunda-feira, 1 de junho de 2009

Portugal hoje

- Radiação ultravioleta
A radiação ultravioleta (UV) vai estar hoje muito alta em Portugal continental e ainda em Ponta Delgada, nos Açores, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), que prevê céu pouco nublado e temperaturas mais elevadas no interior.
Face aos valores da radiação ultravioleta, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol. O período mais crítico é sensivelmente entre as 11:00 e as 16:00, segundo a mesma fonte. "A parte ultravioleta do espectro solar desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos, podendo no entanto causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de 'segurança'".
- Temperatura
Cinco distritos do interior Norte e Centro de Portugal continental estão hoje com aviso Amarelo devido à previsão de tempo quente, com os termómetros a subirem até aos 35 graus Celsius em Castelo Branco e Beja. Com aviso Amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis, estão os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Évora, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
Neste nível de alerta, a DGS chama a "atenção" para o calor, porque "devido às temperaturas elevadas pode haver efeitos para a saúde".
No âmbito do Plano de Contingência para Ondas de Calor, a DGS tem uma escala de três níveis de alerta, o Verde que corresponde a uma "situação normal", o Amarelo de "atenção ao calor" e o vermelho de "cuidado com o calor".
- Incêndios
O risco de incêndio é hoje "Máximo" em nove distritos de Portugal continental e "Muito Elevado" em mais cinco, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
Os distritos que têm concelhos com risco "Máximo" são os de Braga, Viseu, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.

Sem comentários:

Participa!

Participa!