quarta-feira, 24 de junho de 2009

Começou a época dos furacões

A tempestade tropical Andres tornou-se na terça-feira o primeiro furacão da época no Pacífico, ao aproximar-se da costa leste do México, indica o Centro Nacional de Furacões (NHC) situado em Miami (Florida, sudeste).
Um pescador foi dado como desaparecido no mar em frente da costa mexicana da região de Acapulco (sul) à passagem do Andres, anunciaram entretanto as autoridades locais. O pescador desapareceu perto da localidade de Tecpan de Galeana, no Estado de Guerrero.
Com ventos com rajadas de 120 km/h, o Andres reforçou-se e passou a furacão mas deverá "enfraquecer durante as próximas 24 ou 48 horas", indica o NHC no seu boletim.
Às 22h00 de terça-feira (hora de Lisboa), o olho do furacão encontrava-se a 105 quilómetros a sudoeste de Manzanillo, localidade da costa pacífica do México, e deverá passar "muito perto ou sobre as costas hoje", acrescenta o NHC.
O Andres deslocava-se paralelamente à costa pacífica do México, precisou entretanto um porta-voz do Serviço Meteorológico do México (SMN).
Embora os serviços meteorológicos não prevejam que o furacão atinja terra, os Estados costeiros foram colocados em alerta e os navegadores exortados a manter-se vigilantes.

Sem comentários:

Participa!

Participa!