sábado, 9 de janeiro de 2010

Baixas temperaturas atingem Portugal

As temperaturas em Portugal registam valores baixos, sendo negativas no centro norte do país e até 5,2 graus Celsius no restante território continental, só atingindo os dois dígitos nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores, segundo Instituto de Meteorologia.


De acordo com dados divulgados às 06:00, a temperatura mais baixa (- 7,1 C) regista-se nas Penhas Douradas, vindo a seguir Vila Real e Viana do Castelo (-2,4 C), Viseu (-2,1 C), Leiria (-2,1 C), Bragança (-1,8 C), Porto (-1,3 C), Portalegre (-1,1 C), Aveiro (-0,3 C) e Évora (- 0,1 C).
A temperatura mais elevada de Portugal contiental foi sentida no Cabo Carvoeiro (5,2 C), superior aos 4,1 C e 4,2 C registados no Algarve, respectivamente em Sagres e Faro.
Face às baixas temperaturas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alerta a população para a necessidade de utilizar várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso e de evitar roupas muito justas.
A importância da "necessária ventilação das habitações quando se utilizam lareiras ou braseiras" é outra recomendação aos portugueses, quando o Instituto de Meteorologia prevê que os próximos dias apresentem uma diminuição acentuada das temperaturas, principalmente nas regiões do interior do país.
Evitar actividades físicas intensas, que obriguem o coração a um maior esforço, "uma vez que o ar frio não é bom para a circulação sanguínea", e ter uma condução prudente, nomeadamente nas vias propensas à formação e persistência de gelo, também são procedimentos adequados a estas condições climatéricas, segundo também a ANPC.

Sem comentários:

Participa!

Participa!