domingo, 29 de novembro de 2009

Neve provoca condicionamento de estradas no Norte do país

O gelo e a neve intensos provocaram, este domingo, acidentes e condicionamentos na circulação das estradas a norte do país. Na zona do Marão, o IP4 esteve cortado devido à acumulação de neve e, no distrito de Viseu, sucederam pelo menos três despistes.


Tal como previa a metereologia, as temperaturas estão a descer e a neve está a cair com intensidade, obrigando ao encerramento de estradas.

De acordo com Autoridade Nacional de Protecção Civil, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra estão, este sábado, em alerta amarelo devido ao mau tempo.


FONTE: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1434163

1 comentário:

Unknown disse...

Antes de sair hoje da Maia, liguei para o Comando de Operações da GNR (800201855 nº. grátis), solicitando-lhe que me informassem do melhor trajecto para Macedo de Cavaleiros.De pronto disseram-me para não utilizar a A4, porque a IP4 estava encerrada.Perguntei-lhe pelo percurso na A7 e disseram-me estar condiccionada até Vila Pouca de Aguiar, mas que se circulava com precaução. De VP a Vila Real é que não era aconselhável. Meti-me a caminho, cerca das 16Horas, num furgão Opel 2 lugares, com a minha mulher. Ao aproximar-mo-nos da serra do Alvão, começamos a ter que reduzir velocidade, devido às enormes filas de carros, Estivemos parados cerca de 1 hora. O piso estava transitável e sem qualquer risco desde que a velocidade fosse de cautela. Vimos pirilampos para trás epara a frente, "chicos espertos", pelas faixas de emergência e da esquerda que não estav limpa. Ao fim de 3 horas chamamos ao desvio para a A24 e peruntamos a 1 elemento ,com fato refector se podíamos seguir para Vila Real.Respendeu-nos que sim, mas devagar. Atrás do nosso carro devia haver uns 50 veículos e à frente outros tan. Fui ultrapassado pela faixa de emergêcia por camiões com atrelado a alta velocidade. Pela faixa da esquerd, não limpa, autocarros com passageiros, zarpavam por aquela estrada. nesse percurso estivemos depois parados cerca de 1 hora nõa sabendo porquê.
Ao chegar à ligação com a IP4, estivemos também 0,5 hora à espera, sem ver qualquer autoridade a controlar o transito.Entramos na IP4,e ficamos mais 1 hora parados,com muitos carros à frente, quando apareceu um limpa-neve e um jeep com pirilampos atrás e nós, tendo seguido a a estrada (sem neve), até ao Alto do Pópulo, e pdepois com precauções adoptamos uma marcha mais rápida, até chegarmos a Vale Pradinhos, em Macedo de Cavaleiro, cerca das 23 Horas. Só me lembro desta etapas com esta carga horária, quando utilizávamos a EN 15. (Há muitos, muito anos).
Em resumo: não vimos qualquer acidente (ainda bem!).
Os atrasos são provaocados por quem quer ter protagonismo nestes dias (relatórios, promoções pessoais "show-off", etc).
AS estradas estavam transitáveis, utilizando a precaução e fiscalizaçãoi pontal das autoridades.
Estavam desgraçados os Suíços,Andorenhos, Austríacos, Alemães, etc), se nos seus paísers tivessem autoridades que gerissem a utilização das estradas, como em Portuga.
Não trabalhavem de Outubro a Março.
Cumprimentos,
Victor Nunes dos Santos

Participa!

Participa!