terça-feira, 3 de março de 2009

A escola e promoção de uma cultura de segurança

A promoção de uma cultura de segurança é importante, uma vez que, quando surge um risco ou uma catástrofe, as crianças representam um grupo muito vulnerável, em especial quando em contexto de sala de aula.
As crianças representam a esperança do futuro, deste modo cabe às sociedades dotá-las de competências que lhes permitam a aquisição de valores culturais e de segurança de modo a capacitá-las a se protegerem. Para que tal se evidencie a educação para a redução de riscos e catástrofes deve partir da escola para a sociedade, de forma a promover a segurança e a qualidade de vida.
A escola, como espaço colectivo, deve conhecer os riscos, prever os seus efeitos e interiorizar comportamentos de autoprotecção, isto porque, a segurança é uma tarefa de todos e para todos.
Partindo deste princípio a Autoridade Nacional de Protecção Civil tenta lançar um desafio às escolas portuguesas, no sentido da prevenção, planificação e protecção escolar, criando o Clube da Protecção Civil.
Exemplos como o terramoto ocorrido no Paquistão em Outubro de 2005, onde mais de 16000 crianças perderam a sua vida, enquanto estudavam, ou o caso dos alunos Filipinos que foram enterrados vivos aquando da ocorrência de inundações. Representam alguns dos trágicos exemplos, que não deverão cair no esquecimento, mas deverão ser um alerta para evitar que tal fatalidade torne a ocorrer.
Pela segurança, prevenção e protecção, urge arquitectar novas formas de cooperação para educar os alunos.

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