sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Alterações climáticas

Copenhaga: contra-relógio em busca de um consenso


A algumas horas do fim da Cimeira de Copenhaga, mantêm-se as dificuldades para alcançar um consenso entre os 192 países representados.
A conferência da ONU sobre alterações climáticas entra hoje na sua fase decisiva, tendo os cerca de 120 líderes mundiais presentes em Copenhaga apenas algumas horas para chegar a consenso sobre as bases de um novo tratado sobre o clima.

A algumas horas do encerramento oficial da Cimeira de Copenhaga, que decorre há mais de uma semana na capital dinamarquesa, as dificuldades para alcançar um consenso entre os 192 países representados nesta "cimeira do clima" mantêm-se, apesar de alguns avanços alcançados quinta-feira, e são cada vez menos os que acreditam na possibilidade de um acordo vinculativo.
As negociações para encontrar um texto, que as partes esperam poder conter a arquitectura de um tratado vinculativo sobre redução de emissões poluentes, foram retomadas oficialmente na manhã de quinta-feira, depois de terem estado praticamente paradas durante todo o dia de quarta-feira.
Prolongamento da cimeira em equação
As delegações têm estado a debater duas propostas separadas de decisão, apresentadas quinta-feira pela ONU, sobre os futuros compromissos da Convenção Quadro da ONU sobre Alterações Climáticas e outra sobre a abertura de uma segunda fase do Protocolo de Quioto, a partir de 2013.
A ideia dominante na conferência é a de que haverá sem dúvida um acordo, que deverá ser desbloqueado pelos chefes de Estado dos vários países.
O imperativo de alcançar um acordo, poderá resultar num prolongamento da conferência para lá do fim inicialmente previsto, com a ideia de que os trabalhos irão prolongar-se até sábado a circular com insistência nos corredores da conferência.

Fonte: http://aeiou.expresso.pt/copenhaga-contra-relogio-em-busca-de-um-consenso=f553718

Sem comentários:

Participa!

Participa!