sábado, 11 de abril de 2009

Forte sismo em Itália

Um forte sismo abalou o Centro de Itália esta manhã (6 de Abril de 2009), às 03h30 (02h30 em Lisboa), matando pessoas, ao fazer ruir casas, igrejas e outros edifícios. O Governo declarou o estado de emergência. As buscas pelos sobreviventes já começaram, e estima-se que algumas dezenas de pessoas possam estar ainda soterradas. Os escombros estão também a provocar o encerramento de algumas estradas, dificultando as operações de socorro. Um responsável da protecção civil adiantou que milhares de edifícios estarão danificados na cidade medieval de L’Aquila (95 quilómetros a este de Roma), de 68 mil habitantes, onde o abalo, com uma magnitude de 6,3 na escala de Richter (começou-se por falar em 5,8) se fez sentir com maior intensidade.“Milhares de pessoas [podem estar] sem abrigo e milhares de edifícios ruíram ou ficaram danificados”, declarou Agostino Miozzo, responsável do departamento de Protecção Civil. Desde 2002, quando 30 crianças morreram devido ao colapso da sua escola, um terramoto tão forte não atingia a Itália. O Embora não directamente afectados, os habitantes de Roma, cidade raramente atingida por actividade sísmica, foram surpreendidos a meio da noite com o abalo.

9 comentários:

Anónimo disse...

Este sismo foi muito violento para esta cidade e as pessoas ficaram alarmadas porque pode acontecer outra vez.




7ºE

Anónimo disse...

foi um sismo traumatizante para a população de L`Aquila e para os centros historicos.



7ºE

Anónimo disse...

é intersante e parece que essas pessoas ficaram muito surprendidas e ainda por cima a altas horas. tenho muita pena das pessoas da cidade principalmente dos sem abrigo. espero que não volte a acontecer.

filipe pedro machado joão paulo
7ºe

Anónimo disse...

Aprendemos muito com a noticia porque percebemos melhor o que era um sismo e asssim tambem ficamos a perceber como é que ficava uma cidade com uma catástrofe destas.

Raquel Pimenta nº20
Diana Costa nº6
Catarina Abreu nº5
Patrícia Silva nº15

Anónimo disse...

neste documento, podemos adequirir informações sobre uma tragédia que docorreu em Itália,em L`Aquila em que faleceram várias pessoas, destruindo casas e edificios...
Neste documento fala que o motivo da destruição foi um sismo.
* Susana Leite 7ºE nº24
*Paula Ferreira 7ªE nº16

Anónimo disse...

O sismo traumatizou a população, e danificou os edificios, monumentos estradas.




7ºE

Anónimo disse...

Na nossa opinião o sismo que ocorreu em Itália foi catastrófico.
Todas aquelas pessoas que durante uma vida lutaram para terem um lar confortável, viram todo o seu esforço cair por terra. Achamos que é lamentável, até porque ocoreram bastantes mortes de crianças e pessoas inocentes.

Gabriela Vaz 7ºE Nº9
Ana Rodrigues 7ºE Nº2

Anónimo disse...

Este documento fala de um sismo que abalou a cidade de L´Aquila.
Causou muito confusão e pânicopor toda a cidade, morreram muitas pessoas mas ainda não se sabe se não havera mais abalos deste tipo nesta cidade de Itália.
Sara 7ºE

Anónimo disse...

Este sismo em itália provocou muitos mortos ao fazer ruir as casa, igrejas e outros edifícios.Espero nao aconteça mais nenhuma catastrofe nas várias partes do mundo.

Álvaro Vieira. 7ºE
Nuno Macedo. 7ºE
Rafael Freitas.7ºE

Participa!

Participa!