segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Sismo no Chile atinge seis regiões e provoca cortes de energia e comunicações

O sismo, que não causou vítimas, foi sentido às 17h20 (20:20, na hora de Lisboa) nas regiões de O'Higgins e Maule, no Centro, e em Biobío, La Araucanía, Los Ríos e Los Lagos, no Sul, fazendo lembrar aos seus habitantes o violento terramoto de 27 de fevereiro de 2010, de magnitude superior, que causou centenas de mortos.
O Serviço de Geologia dos Estados Unidos anunciou, numa informação preliminar, que o sismo sentido este domingo tinha uma magnitude de 7.1, corrigida posteriormente para 6.5 pelo Instituto de Sismologia da Universidade do Chile.
Segundo o mesmo instituto, o epicentro do terramoto localizou-se sob o mar, a 149 quilómetros a oeste de Tirúa, localidade situada no limite das regiões de La Araucanía e Biobío, e a uma profundidade de 29,5 quilómetros.
Algumas praias de Bíobío, cheias de veraneantes, foram evacuadas pelas autoridades perante a possibilidade de um tsunami, o que foi afastado pelo Serviço de Hidrologia e Oceanografia da Marinha do Chile.
Em certas localidades costeiras de La Araucanía, os habitantes fugiram para os pontos mais elevados.
Nas regiões afetadas houve cortes de energia e das comunicações telefónicas, indicou o Gabinete Nacional de Emergência chileno.


FONTE: http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/Sismo+no+Chile+atinge+seis+regioes+e+provoca+cortes+de+energia+e+comunicacoes.htm

Participa!

Participa!