quinta-feira, 6 de maio de 2010

Artigos para o jornal local

Apresentamos algumas propostas de divulgação das actividades do Clube da Protecção Civil a serem incluidas no jornal local.

domingo, 2 de maio de 2010

Satélite revela maré negra no Golfo três vezes maior

A mancha de petróleo provocada pelo naufrágio de uma plataforma no Golfo do México é pelo menos três vezes maior do que se previa inicialmente, segundo um pesquisador da Universidade de Miami, que se baseia em imagens de satélites.
Em 29 de Abril, a mancha tinha 9 mil km², disse Hans Graber, três vezes mais que o observado na medição do dia 26 de Abril, quando alcançava cerca de 2,6 km², indicou. O pesquisador explicou que as novas imagens tiradas pelo CSTARS não permitem observar a totalidade da superfície ocupada pelo petróleo, mas apenas algumas partes. "Como a mancha cresce a todo o instante, o esperado é que seja ainda maior do que a actual estimativa", completou o pesquisador.
A maré negra ameaça centenas de quilómetros de zonas litorais nos estados de Louisiana, Mississippi, Alabama e Florida, região que representa 40% da zona costeira do país.
"Para as aves é o pior momento: é o período de reprodução e de nidificação", observou Melanie Driscoll, da organização ecologista Audubon Society. A região costeira da Louisiana constitui um santuário da fauna.
Segundo o presidente americano, Barack Obama, que visitará a área afectada neste domingo, 1.900 funcionários federais e 300 embarcações e aeronaves trabalham na região.
Diques flutuantes foram mobilizados, a menos de 84 km, para tentar conter a maré negra e 3,8 milhões de litros de óleo misturado com água já foram retirados do mar.
A cada dia, o derrame deita no mar cerca de 5 mil barris de petróleo (800 mil litros), no que pode se transformar na maior crise ecológica vivida pelos Estados Unidos.


sábado, 1 de maio de 2010

Maré Negra na Flórida

O governador da Flórida, Charlie Crist, declarou nesta sexta-feira estado de emergência neste estado do sudeste dos Estados Unidos perante o avanço de uma mancha de petróleo causada por um derramamento que se estende pelo Golfo do México.

O estado mexicano de Veracruz (leste) também entrou em alerta devido à mancha de petróleo e o governador Fidel Herrera afirmou estar atento ao desenvolvimento do problema.
O derrame foi declarado catástrofe de importância nacional, o que significa que podem ser utilizados recursos governamentais para as acções de emergência.
A plataforma 'Deepwater Horizon' continha 2,6 milhões de litros de petróleo em depósito e extraía cerca de 1,27 milhões de litros por dia. O afundamento da plataforma ocorreu a 22 de Abril, dois dias depois de uma explosão com posterior incêndio causar a morte de 11 trabalhadores da BP.

FONTE: http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1061797.html

Participa!

Participa!