quinta-feira, 25 de março de 2010

Deslizamento nos Açores

Uma enorme massa de terra com cerca de 140 mil metros quadrados está a deslizar numa encosta em Santa Maria, nos Açores, num movimento provocado pela precipitação dos últimos meses, mas que não põe em riscos qualquer povoação.
"O deslizamento é visível a olho nu. A velocidade é pequena, mas é visível. Se colocarmos um pé (na frente desta massa de terra), ao fim de alguns minutos ele fica coberto", afirmou Rui Marques, do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores, em declarações à Lusa. A massa de terra está a deslizar em direção ao mar e a sua marcha é imparável, mas não apresenta qualquer risco para pessoas ou animais, disse o especialista.

Conselhos utéis para uma Páscoa em Segurança



Amazónia vai ser dividida em 10 regiões para evitar desflorestação

A floresta da Amazónia vai ser dividida em 10 regiões e para cada uma será adoptada uma estratégia para evitar a degradação ambiental, de acordo com o projecto apresentado pelo ministro do Meio Ambiente brasileiro para preservar aquela zona. O projeto de Carlos Minc, chamado de 'Macrozoneamento Ecológico Económico', vai adoptar uma estratégia diferente para cada uma das dez regiões, para "regular as actividades económicas e evitar a degradação ambiental". "Minc informou que a medida se destina a cumprir os compromissos assumidos pelo Brasil nas Nações Unidas (ONU) para a redução da emissão de gases causadores do efeito de estufa".

quarta-feira, 17 de março de 2010

ANPC Apoia o Projecto Limpar Portugal

O Projecto Limpar Portugal promove uma acção colectiva de limpeza da floresta, no dia 20 de Março de 2010. A ANPC, que tem como uma das suas missões defender o património ambiental, assim como o Clube da Protecção Civil da Escola apoia e participa activamente nesta campanha.




As t-shirt´s do Clube da Protecção Civil


quinta-feira, 11 de março de 2010

As catástrofes do Haiti e do Chile

Haiti: mais de um milhão de pessoas ainda desalojadas


Dados mais recentes da ONU indicam que há ainda mais de um milhão de pessoas desalojadas. Autoridades do Haiti pedem ajuda à comunidade internacional. Dois meses após o terramoto que devastou o Haiti, o país continua a depender de ajuda internacional, mostrando grandes expectativas para a reunião de doadores, em Nova Iorque, no próximo dia 31. "A estrutura física do país, praticamente destruída pelo terramoto, ainda não foi recuperada, mas o Governo haitiano trabalha com empenho, principalmente na preparação dos planos a apresentar na reunião de doadores". Sem emprego, milhares de pessoas que não têm para onde ir permanecem nas ruas e a situação ainda é dramática. Num país arrasado com o sismo de 12 de janeiro, o número de feridos supera a marca dos 300 mil e aumenta a  preocupação com o período de chuvas que já chegou e os acampamentos não estão preparados para as fortes tempestades que atingem as Caraíbas nesta época do ano.

As t-shirt´s do Dia Escolar da Protecção Civil

Apresentamos mais trabalhos elaborados pelos alunos de Área de Projecto do 7º ano, para comemorar o Dia Escolar da Protecção Civil.

domingo, 7 de março de 2010

Dia Escolar da Protecção Civil

Apresentamos alguns trabalhos elaborados pelos alunos de Área de Projecto do 7º ano, para comemorar o Dia Escolar da Protecção Civil.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Dia da Protecção Civil na Escola e Dia Escolar de Defesa da Floresta contra Incêndios


No dia 3 de Março o Clube da Protecção Civil convidou os alunos do sétimo ano de escolaridade a participar numa palestra sobre Protecção Civil na Escola, subordinada ao tema defesa da floresta contra incêndios proferida pela Dra. Susana Balsas do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Guimarães. Este dia foi simultaneamente o Dia Escolar de Defesa da Floresta contra Incêndios e o Dia da Protecção Civil 2010.
Educar para a segurança é educar para a prevenção.


Participa!

Participa!