sábado, 30 de janeiro de 2010

E porque uma imagem vale mais do que mil palavras...

A segunda fase do nosso trabalho das t-shirt's do Clube da Protecção Civil.

Em cada t-shirt colocámos, na parte da frente, o símbolo do clube e na parte de trás, o nosso nome e um risco por nós escolhido.
Alguns trabalhos dos alunos do 7º D, E e F:

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Haiti abalado por novo sismo, com 6,1 de magnitude

Um novo sismo, com magnitude de 6,1, abalou às 06h03(11h03 em Lisboa) o Haiti, tendo o epicentro sido registado a 59 km da capital, Port-au-Prince. O país está devastado devido ao sismo do passado dia 13, com magnitude de 7,0, que terá feito pelo menos 75 mil mortos, tendo afectado três milhões de pessoas na capital.
O sismo foi registado pelo instituto de monotorização norte-americano U.S. Geological Survey e as agências de informação anda não têm dados sobre o impacto do abalo ao nível de vítimas e danos.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Equipa portuguesa em acampamento provisório no aeroporto de Port-au-Prince

A equipa portuguesa lembra que em cenários de catástrofe a ajuda é precisa durante um longo período de tempo e o Haiti não é excepção. As equipas médicas estão prontas para entrar no terreno, onde ainda há muito para fazer depois da tragédia que na passada terça-feira fez dezenas de milhares de mortos.

"Já estamos habituados a estes compassos de espera. É normal e não há qualquer problema, porque vai continuar a haver muito trabalho para fazer durante muito tempo", contou à Lusa Fernando Nobre, da AMI.
No aeroporto, o barulho constante da chegada e partida dos aviões e dos camiões que transportam ajuda e equipamento parecem não afectar os portugueses, que estão instalados em onze tendas, mesmo ao lado dos israelitas e perto da equipa de Porto Rico.
Passavam poucos minutos das 19h00 locais (meia-noite em Lisboa), quando Port-au-Prince surgiu nas pequenas janelas do C-130 da Força Aérea que transportou a equipa portuguesa.


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Portugal envia missão para o Haiti


Portugal envia no dia 15 de Janeiro, para o Haiti, um avião C-130 da Força Aérea Portuguesa (FAP) com uma missão da Protecção Civil que visa instalar e operacionalizar um campo de desalojados.
Esta missão é composta por uma equipa de Comando e Coordenação da Autoridade Nacional de Protecção Civil (Comandante, Adjuntos de Operações Logística e Comunicações e Oficial de Ligação), um grupo do INEM, com um Posto Médico Avançado, composto por 8 elementos (médicos, enfermeiros e socorristas), um grupo da AMI com 5 elementos (médicos, enfermeiros e logística), um médico do Instituto Nacional de Medicina Legal e um grupo de 10 bombeiros da Força Especial de Bombeiros “Canarinhos” da ANPC.
A missão será coordenada pelo Comandante Operacional Distrital de Lisboa, Elísio Oliveira. O avião C- 130 da Força Aérea Portuguesa parte amanhã, dia 15 de Janeiro, pelas 11h30, do Aeródromo de Trânsito N.º1, emFigo Maduro.
No aparelho segue também material de apoio à missão (tendas, wc portáteis, chuveiros, lençóis, geradores, cobertores, kits de cozinha, kits de higiene pessoal).

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Causas e consequências do sismo no Haiti





Sismo no Haiti provoca milhares de mortos

Calcula-se que debaixo dos escombros provocados pelo violento terramoto que ontem atingiu o Haiti, estejam milhares de mortos. O abalo durou mais de 30 segundos e nos poucos testemunhos conseguidos, ficou a saber-se que o Palácio Presidencial, a sede das Nações Unidas e o edifício do Banco Mundial foram afectados pelo sismo, como conta a jornalista Rosa Azevedo.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Operações de limpeza de neve no terreno


O comandante da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Pedro Araújo, espera que com os trabalhos em curso, a situação seja resolvida resolvida ao longo do dia.

«Nos distritos da Guarda, Viseu, Porto, Vila Real, Castelo Branco e Coimbra, os principais eixos rodoviários estão reabertos, embora ainda condicionados», afirma o responsável, referindo que os maiores problemas se verificam nas estradas nacionais ou municipais.
«Devido à neve e gelo que se formou estão a ser monotorizadas e realizadas as operações de limpeza onde se justifica. A situação tende a melhorar e ao longo do dia assistiremos à reabertura de um número considerável de estradas», acrescenta.
Para além das estradas e também por causa da neve e do gelo, muitas escolas e jardins de infância não vão, esta segunda-feira, abrir portas.
O comandante da Protecção Civil explica que não havia condições de segurança para o transporte das crianças e por isso algumas autarquias decidiram fechar as escolas. Pedro Araújo sublinha que esta opção nada tem a ver com as «condições de habitabilidade» dos estabelecimentos de ensino

FONTE: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1466885

domingo, 10 de janeiro de 2010

Cai neve em... sete distritos de Portugal


A neve caía às 10:40 de hoje com intensidade nos distritos da Guarda e Viseu, disse à Agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil, acrescentando que nevava também no Porto e chegaram a cair alguns flocos em Abrantes.

Ao todo, sete distritos do norte do país registavam queda de neve na manhã de hoje, mas só em volta do maciço central da Serra da Estrela e em algumas estradas municipais do distrito de Viseu foi necessário cortar a circulação automóvel.
A neve caía no distrito de Viana do Castelo (Ponte da Barca e Ponte de Lima), em Braga (Braga, Fafe, Guimarães e Vizela), no Porto (Porto, Maia, Amarante, Trofa, Lousada, Paços de Ferreira, Matosinhos e Felgueiras), no distrito de Vila Real (Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Régua e Montalegre).
Registava-se queda de neve também no distrito de Aveiro, na Serra da Freita, no concelho de Arouca.
Na Serra da Estrela, todas as estradas de acesso ao maciço central estão cortadas desde as 09:30.

Chuva e neve fustigam Europa

Vários países da Europa continuam a ser fustigados por tempestades de neve, com aeroportos de várias capitais encerrados ou a anular dezenas de voos por falta de condições de operacionalidade.

Na Alemanha o cenário é caótico. No aeroporto de Frankfurt, o terceiro maior da Europa, foram cancelados hoje 216 voos e em Bruxelas mais de três dezenas, segundo as autoridades aeroportuárias.
Em Nuremberga um avião da Air Berlim que se movia a pequena velocidade acabou por deslizar para fora da pista devido ao gelo.

Risco de avalanches

Em Itália, 65 mil pessoas estiveram privadas de electricidade devido às chuvas e ventos fortes em várias zonas do país, nomeadamente uma tromba de água que se abateu sobre a cidade de Roma provocando inundações e perturbações no trânsito.
Em Paris, as intempéries com abundante queda de neve estão igualmente a impor limitações ao trânsito automóvel e ferroviário, o mesmo acontecendo em várias outras regiões da França após vários dias de intensa precipitação que está a mobilizar centenas de bombeiros e outro pessoal dos serviços de emergência.
Os serviços meteorológicos franceses alertaram para o "forte" risco de avalanches em zonas montanhosas, nomeadamente nos Alpes e Pirinéus.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Baixas temperaturas atingem Portugal

As temperaturas em Portugal registam valores baixos, sendo negativas no centro norte do país e até 5,2 graus Celsius no restante território continental, só atingindo os dois dígitos nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores, segundo Instituto de Meteorologia.


De acordo com dados divulgados às 06:00, a temperatura mais baixa (- 7,1 C) regista-se nas Penhas Douradas, vindo a seguir Vila Real e Viana do Castelo (-2,4 C), Viseu (-2,1 C), Leiria (-2,1 C), Bragança (-1,8 C), Porto (-1,3 C), Portalegre (-1,1 C), Aveiro (-0,3 C) e Évora (- 0,1 C).
A temperatura mais elevada de Portugal contiental foi sentida no Cabo Carvoeiro (5,2 C), superior aos 4,1 C e 4,2 C registados no Algarve, respectivamente em Sagres e Faro.
Face às baixas temperaturas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alerta a população para a necessidade de utilizar várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso e de evitar roupas muito justas.
A importância da "necessária ventilação das habitações quando se utilizam lareiras ou braseiras" é outra recomendação aos portugueses, quando o Instituto de Meteorologia prevê que os próximos dias apresentem uma diminuição acentuada das temperaturas, principalmente nas regiões do interior do país.
Evitar actividades físicas intensas, que obriguem o coração a um maior esforço, "uma vez que o ar frio não é bom para a circulação sanguínea", e ter uma condução prudente, nomeadamente nas vias propensas à formação e persistência de gelo, também são procedimentos adequados a estas condições climatéricas, segundo também a ANPC.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Riscos e catástrofes em 2010

Neste início de ano foram muitos os fenómenos potencialmente perigosos:
- Queda de Neve




- Sismo


- Erupção  vulcânica


-  Derrocadas




- Vaga de Frio


- Cheias e Inundações



Mau tempo obrigou ao corte de algumas estradas

A Rua do Vale de Santa Rita, no Estoril, está cortada ao trânsito desde as 4 da manhã. No Algarve, a acumulação de água, por causa da precipitação, também levou ao corte da Estrada Municipal 397 que liga a Ponte de São Domingos a Tavira. Também por causa do mau tempo, a circulação na linha do Algarve, entre Olhão e Fuzeta, esteve cortada ao início da manhã, mas está neste momento restabelecida.

domingo, 3 de janeiro de 2010

A identidade do clube

Vamos pintar uma T-shirt para o Clube da Protecção Civil

Estamos a preparar os desenhos para a T-shirt do Clube!
A primeira fase do nosso trabalho...




Em cada t-shirt colocámos, na parte da frente, o símbolo do clube e na parte de trás, o nosso nome e um risco por nós escolhido.

A segunda fase do nosso trabalho ...







sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Situação meteorológica adversa

No primeiro dia do ano prevê-se:
- alerta amarelo (*) de precipitação, vento, agitação marítima e neve para os distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real;
- alerta azul (**) de precipitação, vento, agitação marítima e neve para os distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu.

(*) Alerta amarelo - situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.(**) Alerta azul - não se prevê nenhuma situação meteorológica de risco.



Festas Felizes e um Próspero Ano Novo!

Participa!

Participa!