segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Dezoito fogos activos durante várias horas

Dezoito fogos continuavam, ao final da noite deste domingo, activos no Norte de Portugal, sendo o de Ribeira da Nave, no Sabugal, no distrito de Guarda, o que mobilizava mais meios, segundo a Autoridade Nacional da Protecção Civil.
Além da Guarda, Braga, Vila Real, Viseu e Porto eram às 21:30 os distritos mais fustigados pelas chamas, que estão a ser travadas por mais de meio milhar de bombeiros. Com três frentes activas, o fogo em Sabugal, cujo alerta foi dado às 00:51, consome mato e pinhal disperso, estando a ser combatido por 115 operacionais, incluindo 112 bombeiros, apoiados por 32 viaturas.
O Segundo Comandante Operacional Distrital da Guarda Seara Pires disse que o fogo em Sabugal ameaçou casas ao longo da tarde e adiantou que as autoridades esperam extingui-lo durante a noite. Sem dar descanso aos bombeiros desde as 12:39, o incêndio que lavra mato, pinhal e eucalipto em Furna, concelho de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, mantém igualmente três frentes activas. No terreno estão 72 operacionais, nomeadamente 65 bombeiros, auxiliados por 22 veículos. Já circunscrito, o fogo de Eiriz, Baião, distrito do Porto, envolve ainda quase uma centena de bombeiros.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Albufeira: Derrocada em praia causa um morto e dois feridos graves

Uma derrocada na praia Maria Luísa, em Albufeira, provocou hoje um morto e vários feridos, dois deles em estado grave. O incidente aconteceu por volta das 11h30, quando algumas rochas da falésia caíram sobre esta praia.
A vítima mortal é um homem de 60 anos, que faleceu após ter sido retirado dos escombros. Uma mulher de 38 anos encontra-se em estado crítico e já foi transportada para o Hospital de Faro. Um homem 35 anos foi levado para o Hospital do Barlavento. Existe ainda um ferido ligeiro, com uma perna fracturada.
Máquinas retroescavadoras e equipamentos pesados estão a auxiliar nas buscas e na contenção das arribas que caíram na praia Maria Luísa, em Albufeira, disse à Lusa o comandante Marques Pereira, da Capitania de Faro.
As autoridades tentam agir rapidamente para retirar as pessoas soterradas uma vez que maré se encontra a subir e há risco iminente de a área ficar inacessível.
Para além da vítima mortal e dos feridos, o INEM recebeu indicações por parte de familiares sobre a existência de duas pessoas soterradas. Quatro pessoas podem estar desaparecidas. A Protecção Civil informa que neste momento estão a decorrer operações de resgate das vítimas soterradas.
O Instituto da Água já está a caminho do local para identificar a origem do acidente.
Cavaco Silva, que se encontra de férias na zona, e o presidente da Câmara de Albufeira, Desidério Silva, já se deslocaram ao local.
No local encontram-se o INEM , cerca de duas dezenas de bombeiros e a Polícia Marítima.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ribeira de Pena: Incêndio que lavrava há 14 horas já se encontra circunscrito

O incêndio que deflagrava desde as 18 horas de ontem numa floresta de Monte da Lomba da Casa, em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, encontra-se circunscrito desde as 9h20.
O fogo, que lavrou mais de 14 horas, tinha por volta das 5 horas apenas uma frente activa. Pelas 8h25 chegaram ao local dois pelotões militares do Exército.
No local, e de acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), estiveram a combater as chamas 146 bombeiros, nove elementos da equipa do Grupo de Análise e Uso de Fogo e 39 veículos. A extensão do fogo e o vento dificultaram o trabalho.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Sismo de 4,2 sentido em Faro, Loulé e Tavira

Um sismo de 4,2 na escala de Richter foi registado hoje às 07:55, a 110 quilómetros a Sul de Faro, e foi sentido em Faro, Loulé e Tavira, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).
O sismo foi registado nas estações da rede sísmica do continente e teve o epicentro localizado a cerca de 110 quilómetros a Sul de Faro.
De acordo com informação disponível no site do IM, até ao momento não havia de informação que o sismo tivesse causado danos pessoais ou materiais.
O abalo foi sentido com intensidade máxima II na escala de Mercalli em Faro, Loulé e Tavira.
A escala de Richter mede a magnitude do sismo, enquanto a de Mercalli classifica a intensidade a partir dos seus efeitos em pessoas e estruturas na superfície da Terra.

sábado, 8 de agosto de 2009

Projecto europeu de informação e sensibilização: Informed.Prepared.Together


No site http://www.informedprepared.eu// podem ser consultados recursos, informações e ferramentas práticas para que os cidadãos e as organizações possam estar melhor preparados para lidar com riscos e catástrofes.

O site é o resultado do projecto europeu de informação e sensibilização organizado pela Cruz Vermelha e pelo Gabinete da União Europeia.

Participa!

Participa!