quarta-feira, 24 de junho de 2009

Começou a época dos furacões

A tempestade tropical Andres tornou-se na terça-feira o primeiro furacão da época no Pacífico, ao aproximar-se da costa leste do México, indica o Centro Nacional de Furacões (NHC) situado em Miami (Florida, sudeste).
Um pescador foi dado como desaparecido no mar em frente da costa mexicana da região de Acapulco (sul) à passagem do Andres, anunciaram entretanto as autoridades locais. O pescador desapareceu perto da localidade de Tecpan de Galeana, no Estado de Guerrero.
Com ventos com rajadas de 120 km/h, o Andres reforçou-se e passou a furacão mas deverá "enfraquecer durante as próximas 24 ou 48 horas", indica o NHC no seu boletim.
Às 22h00 de terça-feira (hora de Lisboa), o olho do furacão encontrava-se a 105 quilómetros a sudoeste de Manzanillo, localidade da costa pacífica do México, e deverá passar "muito perto ou sobre as costas hoje", acrescenta o NHC.
O Andres deslocava-se paralelamente à costa pacífica do México, precisou entretanto um porta-voz do Serviço Meteorológico do México (SMN).
Embora os serviços meteorológicos não prevejam que o furacão atinja terra, os Estados costeiros foram colocados em alerta e os navegadores exortados a manter-se vigilantes.

Risco de incêndio muito elevado em sete distritos do interior Norte e Centro e no Sul

O risco de incêndio é hoje "muito elevado" nos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).
Para hoje, as previsões do estado do tempo são de céu limpo ou pouco nublado, possibilidade de ocorrência de chuviscos no litoral a norte do Cabo Mondego até ao final da manhã e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou terça-feira 63 incêndios.

domingo, 21 de junho de 2009

Alerta amarelo

Todo o território nacional está em alerta amarelo relativamente a incêndios florestais, desde o dia 19 de Junho às 13:00 até dia 22 de Junho às 20:00.

FONTE:http://www.proteccaocivil.pt/Pages/default.aspx

Sabia que...

- Nos dias muito quentes deve vestir roupas leves de algodão e de cores claras, porque as cores escuras absorvem maior quantidade de calor;
- Devido ao terramoto de 1755, em Lisboa, a igreja de Santa Catarina mudou de local, surgindo no seu lugar o actual Museu da Farmácia.;
- No sismo registado em Portugal em 1969 quase todos os relógios pararam à mesma hora?;
- No mundo acontecem 2 sismos por minuto, cerca de 120 por hora e 2.880 por dia;
- A última erupção nos Açores foi do “Vulcão Oceânico da Serreta”, em 1998/2000;
- O fumo provocado pelos incêndios é mais leve que o ar que respiramos;
- O Sismo de Lisboa de 1755 causou cerca de 10000 mortos em Marrocos;
- Em todos os países sem excepção os acidentes são a principal causa de morte em crianças até aos 14 anos;
- O primeiro atropelamento mortal, foi no dia 7 de Agosto de 1896, na Inglaterra.

Vamos de férias

Nestas férias não se esqueça das regras de segurança!

Se fores para o campo ou montanha:
- Nunca vá sozinho;
- Estude bem o percurso;
- Diga a alguém para onde vai e com quem;
- Leve água e alimentos;
- Não faça fogo!


Se for para a praia:
- Use sempre protector solar;
- Não se exponhas ao sol nas horas de maior calor (entre as 11h e as 16h);
- Respeite a bandeira e as intruções do salva-vidas;
- Vá sempre acompanhado!
Os acidentes nunca fazem férias. Por isso, cumpra sem falta as regras de segurança.

Boas férias!!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Acidente em Espanha mata bombeiro português

Um bombeiro morreu e cinco ficaram feridos, quatro dos quais com gravidade, num acidente de viação em Leon, Norte de Espanha, segundo fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
O acidente ocorreu cerca das 07h00 na auto-estrada A-231, ao quilómetro 24, na zona de Santa Martas, e envolveu bombeiros de corporações de Amarante, São Mamede de Infesta, Vila do Conde, Aveiros/Novos e Viana do Castelo.
Os bombeiros regressavam de uma formação em Barcelona, onde estiveram quatro dias em formação com equipas cinotécnicas (com cães de busca e salvamento), quando seguiam numa ambulância dos bombeiros de Amarante, que se despistou e capotou.
O veículo transportava também seis cães de busca, tendo cinco sobrevivido e outro desaparecido, disse fonte do serviço de tráfego da Guarda Civil espanhola.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Projecto “Leopoldina Vamos Crescer”

Foi apresentado no dia 28 de Maio o Projecto “Leopoldina Vamos Crescer”, uma iniciativa do Continente, por solicitação do Alto Comissariado para a Saúde, com a cooperação da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, e em parceria com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Ordem dos Médicos Dentistas, a Faculdade de Motricidade Humana, o Hospital de S. João do Porto e a Associação para a Promoção da Segurança Infantil.

Este projecto surge na forma de um DVD com conteúdos didácticos e pedagógicos nas áreas do Exercício Físico, Segurança, Higiene e Alimentação Saudável e foi pensado para ser usado tanto por pais como por professores. O objectivo é sensibilizar as crianças para a importância de uma alimentação cuidada, para os benefícios da prática de exercício físico regular, para as principais noções básicas de higiene e regras de segurança.

Os conteúdos disponibilizados e validados pela Autoridade Nacional de Protecção Civil tiveram por base aqueles que estão disponíveis nas pastas do Clube de Protecção Civil, distribuídas nas escolas do país.

Para mais informações consulte: http://www.continente.pt/

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Palestra sobre primeiros socorros

Socorrer é uma das mais nobres tarefas que o Homem pode efectuar. Dar uma ajuda desinteressada e útil no sentido de promover o bem estar de uma pessoa que a maior parte das vezes nem se conhece, enriquece a nossa vertente mais humanitária. Cada um de nós é com efeito um elo fundamental na cadeia de socorro.

Fortalecer a “cadeia de sobrevivência” é o desafio e uma “arma” para a nossa sobrevivência, ao alcance de todos e para todos.

Seguem-se alguns comentários feitos pelos alunos do 7º F, após a participação na palestra sobre primeiros socorros.

Achei que este assunto tem imensa importância! Existem três princípios gerais do socorrismo: prevenir, alertar e socorrer. Este mini curso ajudou-me a perceber mais sobre primeiros socorros. Tânia Patrícia N.º 24

Achei esta acção muito importante, pois basta um simples gesto para às vezes salvar uma vida. Foi muito importante aprender os procedimentos básicos sobre como agir em caso de ataque cardíaco, desmaios, arranhões, asma, queimaduras, desmaio, hipoglicemia, hemorragias, escoriações, entorses, picaduras, mordeduras, traumatismos oculares, electrização, fuga de gás e convulsões. Gostei muito da explicação do senhor enfermeiro João Paulo. João Lopes N.º 14

Eu acho muito importante a realização de acções de sensibilização para alunos. Este mini curso pode ser crucial para salvar uma vida. Existem procedimentos muito simples, que qualquer pessoa pode fazer em caso de emergência. Gonçalo Martins N.º 12

Eu acho muito importante os cidadãos estarem informados sobre primeiros socorros. Carlos Soares N.º 5

Aprendi muito! Com procedimentos simples podemos salvar uma vida. Nelson Teixeira N.º 19

É importane porque podemos precisar de socorrer alguém a qualquer momento. Fernando Correia N.º 8

Aprendi muito! Sobretudo, que não devemos fazer chamadas falsas para o número de emergência (112). José Martins N.º 16

Esta actividade foi muito importante para nós, porque aprendemos que na nossa idade podemos salvar uma pessoa através de procedimentos muito simples. Paula Alves N.º 21

Com esta actividade aprendemos algumas técnicas para salvar uma pessoa. Patrícia Alves N.º 20

Gostei muito desta acção, pois aprendi que posso prestar os primeiros socorros antes de chegarem as equipas de emergência. Ruben Ribeiro N.º 22

Saber como prestar os primeiros socorros é deveras importante, pois podemos dar uma pequena ajuda que pode salvar a vida de uma pessoa. Aprendi também a fazer um estojo de primeiros socorros. Com esta acção fiquei mais alerta e preparada para actuar correctamente nas crises e nas emergências. Cristina Freitas N.º 6

Penso que esta actividade deve ser repetida mais vezes. Desta forma terei mais oportunidades para aprender ainda mais sobre socorrismo em caso de risco ou catástrofe. Liliana N.º 18

Eu acho que a apresentação foi muito útil. Desta forma, fico a perceber que não se deve ligar para o 112 sem motivos, pois é um número que salva vidas. Gabriel Almeida N.º 11

Acho que foi muito útil, assim podemos ajudar os outros. Alexandre Nunes N.º 1

Eu gostei deste mini curso porque aprendi aa agir em caso de acidente grave e como é possível salvar uma pessoa com um simples gesto. Fábio N.º 7

sábado, 6 de junho de 2009

Pobreza: Lisboa e Porto juntam-se domingo à marcha mundial contra a fome infantil

As cidades de Lisboa e Porto juntam-se domingo a localidades de 70 países de todo o mundo numa marcha contra a fome infantil que visa angariar fundos para programas de alimentação escolar.
Com apenas cinco euros, valor da inscrição, cada pessoa está a providenciar 25 refeições escolares a crianças com fome, contribuindo para a causa do Programa Mundial Alimentar (PAM), a maior organização humanitária do mundo.
Para além de assegurarem uma melhor nutrição, as refeições escolares permitem uma maior capacidade de concentração e aprendizagem, encorajam os pais a mandarem os filhos para a escola e ajudam as crianças a desenvolver todo o seu potencial físico e intelectual, estando actualmente a ser abrangidas cerca de 20 milhões de crianças em idade escolar em 70 países.
O Programa Mundial Alimentar pretende alimentar 100 milhões de pessoas em 2009.
Este ano, vai também existir uma marcha virtual, acessível através do endereço http://walktheweb.wfp.org/ , onde podem ser efectuados donativos online, sendo que cada euro contará como um quilómetro percorrido.

Chuva vai manter-se até à próxima quarta-feira

As temperaturas vão continuar a subir, no entanto o bom tempo só na próxima quarta-feira deve regressar. De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia (IM), estão previstos aguaceiros até ao dia 10 de Junho, quarta-feira.

Incêndio num autocarro na China provoca 24 mortos

Na China, um incêndio num autocarro fez 24 mortos. O acidente ocorreu na capital da província de Sichuan, no sudoeste do país. Ainda não se conhecem as causas do acidente. Há um número indeterminado de feridos.

Incêndio no México mata 31 crianças

Pelo menos 31 crianças dos seis meses aos cinco anos de idade morreram quando um violento incêndio destruiu um infantário estatal em Hermosillo, no noroeste do México. Há dezenas de outras vítimas de queimaduras e com problemas respiratórios devido à inalação de fumos. O incêndio terá tido origem num tanque de gasolina de uma fábrica de pneus próxima da creche. A creche era gerida pelos Serviços Sociais mexicanos. Pelo menos 150 crianças estavam no edifício durante o incêndio.

China: 900 pessoas procuram cerca de 79 desaparecidos após deslizamento de terras

Cerca de 900 socorristas continuam a procurar hoje de manhã dezenas de pessoas que ficaram presumivelmente soterradas na véspera sob milhões de metros cúbicos de terra após o desmoronamento de um flanco de montanha na China, revelaram as autoridades locais.
Setenta e nove pessoas são dadas como desaparecidos desde a catástrofe, ocorrida sexta-feira à tarde numa zona mineira do sudoeste da China, no município de Chongqing, precisou um porta-voz do distrito de Wulong.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial do Ambiente 2009

A Organização das Nações Unidas e a Comissão Europeia sublinham a importância de «um novo pacto sobre o clima», em mensagens do Dia Mundial do Ambiente, que se comemora esta sexta-feira. «Juntos, temos de pressionar os Governos no sentido de "selarem o acordo", (nas conversações sobre as alterações climáticas em Copenhaga) para se alcançar um novo pacto sobre o clima», em substituição do Protocolo de Quioto, sublinhou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
Segundo a Carta Europeia da Água, proclamada pelo Conselho da Europa em Maio de 1968 "Não há vida sem água. A água é um bem precioso indispensável a todas as actividades humanas" acrescenta ainda que " A água não tem fronteiras. É um bem comum que impõe uma cooperação internacional".
Por isso, é importante fazer dez coisas pelo ambiente:
1- Mudar as lâmpadas para as de baixo consumo;
2- Andar menos de carro;
3- Reciclar mais;
4- Manter os pneus do automóvel devidamente calibrados para diminur o consumo de combustível;
5- Usar menos água quente;
6- Evitar produtos com demasiada embalagem;
7- Ajustar o termóstato apenas dois graus para baixo no Inverno e dois graus para cima no Verão;
8- Plantar uma árvore;
9- Ser parte da solução;
10- Espalhar a mensagem.
A protecção do Ambiente deve ser uma preocupação de todos nós!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Voo AF 447: perdidos num deserto de água

Acerca do que houve, no dia 1 de Junho de madrugada, sobre o Atlântico, pode apenas especular-se. De uma zona em que a trajectória não é monitorizada, em terra, um avião de longo curso lançou uma mensagem automática de alerta. Depois, o silêncio.
Sabe-se que o voo AF 447, que saíra do Rio de Janeiro em direcção a Paris, transportando 216 passageiros e 12 tripulantes, enviou uma mensagem automática, reportando um curto-circuito e problemas de despressurização da cabina, quatro horas após a descolagem (por volta das três da madrugada, em Portugal). Sabe-se que tudo isto ocorreu numa área onde a instabilidade meteorológica é constante -Frente Inter-Tropical (FIT), uma linha de trovoadas carregada de gelo e electricidade -, sabe-se que o aparelho, que não aterrou em qualquer sítio, esgotou, inevitavelmente, o combustível que transportava. Mas não se sabe o que efectivamente aconteceu. Nem onde. Muito menos porquê.
Normalmente, por radar, os pilotos detectam essas formações de cúmulo-nimbos - FIT -, desviando-se, "sem fugir muito da rota". "Certamente foi isso que o piloto fez". De resto, entra tudo no campo da especulação. Supõe-se que um relâmpago possa ter atingido o aparelho, mas isso é algo que acontece frequentemente, sem causar quaisquer problemas. Um avião como o A330 está equipado com sistemas que tornam as descargas eléctricas externas inofensivas - "a electricidade escoa-se e não afecta nada nem ninguém no avião" -, mas a verdade é que nada é infalível.
Onde pára, então, o A330? Só se os sinais fossem recebidos em terra, o que não sucede naquela zona, aparelhos como o "transponder" serviriam para o localizar. Isto porque, embora os aviões usem sistemas de navegação por satélite, recebendo informação, não transmite em sentido contrário, de forma a que o trajecto seja monitorizado em terra. Só elementos que flutuem, de manchas de óleo a coletes salva-vidas, permitirão detectar o local do desastre.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Portugal hoje

- Radiação ultravioleta
A radiação ultravioleta (UV) vai estar hoje muito alta em Portugal continental e ainda em Ponta Delgada, nos Açores, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), que prevê céu pouco nublado e temperaturas mais elevadas no interior.
Face aos valores da radiação ultravioleta, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol. O período mais crítico é sensivelmente entre as 11:00 e as 16:00, segundo a mesma fonte. "A parte ultravioleta do espectro solar desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos, podendo no entanto causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de 'segurança'".
- Temperatura
Cinco distritos do interior Norte e Centro de Portugal continental estão hoje com aviso Amarelo devido à previsão de tempo quente, com os termómetros a subirem até aos 35 graus Celsius em Castelo Branco e Beja. Com aviso Amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis, estão os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Évora, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
Neste nível de alerta, a DGS chama a "atenção" para o calor, porque "devido às temperaturas elevadas pode haver efeitos para a saúde".
No âmbito do Plano de Contingência para Ondas de Calor, a DGS tem uma escala de três níveis de alerta, o Verde que corresponde a uma "situação normal", o Amarelo de "atenção ao calor" e o vermelho de "cuidado com o calor".
- Incêndios
O risco de incêndio é hoje "Máximo" em nove distritos de Portugal continental e "Muito Elevado" em mais cinco, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
Os distritos que têm concelhos com risco "Máximo" são os de Braga, Viseu, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.

Participa!

Participa!