sábado, 28 de março de 2009

Documentário "Os Seis Graus que Podem Mudar o Mundo"

O mundo onde vivemos está a mudar rapidamente devido, em grande parte, à eterna procura do conforto e do progresso pelo homem.
Neste extraordinário documentário investigamos o impacto que esse desenvolvimento tem no meio ambiente e exploramos o que está a ser feito para proteger o nosso planeta nas gerações vindouras.
Através de espectaculares imagens em alta definição podemos observar o devastador impacto ambiental que cada grau a mais de temperatura pode ter no nosso planeta nos próximos 100 anos!

Seguem-se algumas reflexões feitas pelos alunos do 7.º E, após visualização do documentário.

Gostei bastante deste filme, porque me mostrou como se encontra o planeta, em termos de crise e poluição.
Fiquei a saber que, se contribuirmos todos um pouco, nem damos conta do esforço, porque afinal de contas o planeta é nosso. Se não formos nós a cuidar dele, quem será?
Catarina Abreu, n.º 5

O filme falava-nos do aquecimento global e de como o sobreaquecimento pode afectar o mundo.
Ao longo do tempo, a temperatura do planeta tem aumentado. Se continuar a aumentar, coloca-se em risco a sobrevivência humana e a vida de todos os outros seres vivos.
Gabriela Vaz, n.º 9

O documentário apresenta uma variedade de transformações que podem mudar o mundo, devido ao aquecimento global.
Com um aumento de temperatura de 1 ºC, existirão mais desertos, com 2 ºC, os glaciares começarão a derreter rapidamente e os mares aumentam o seu nível. Algumas casas serão inundadas e as tempestades surgirão. Com 3 ºC, os incêndios aumentarão e as catástrofes tornar-se-ão frequentes.
João Filipe Leite, n.º 10

O aquecimento global é muito prejudicial para o ambiente. Apenas 1 ºC, que não parece muito, pode mudar por completo o nosso planeta. Algumas florestas tropicais, como a floresta da Amazónia, podem secar por completo.
Em contrapartida, o Reino Unido pode agora cultivar plantas típicas de clima mediterrânico, o que não é muito comum, mas é verdade!
Como pudemos ver no filme, todo o planeta Terra está a mudar…
Pedro Machado, n.º 18

Achei o filme muito interessante. Deu-me a conhecer o que fazer para melhorar o mundo.
Cada vez que a temperatura aumenta 1 ºC, acontece uma catástrofe. Só vejo pessoas a morrer, tudo por nossa causa. Temos, por isso, o dever de prever, prevenir e melhorar o mundo. Só depende de nós!
Rafael Freitas, n.º 19

Na última aula de Área de Projecto, vimos um filme sobre o aquecimento global.
Nesse filme, vimos que se o mundo aquecer mais uns graus, acontecerão várias modificações no nosso planeta. O aquecimento global é muito grave para o nosso planeta, porque pode provocar e aumentar fenómenos como incêndios, erupções vulcânicas, sismos…
Este filme mostrou-nos muitas coisas importantes sobre o nosso planeta e o que acontecerá se continuar a aquecer cada vez mais.
Rui Ribeiro, n.º 22

terça-feira, 24 de março de 2009

Dois fogos activos em Montesinho e no Parque Penadea-Gerês

Dois incêndios estavam hoje de manhã por circunscrever em áreas protegidas em Montesinho e Peneda-Gerês, segundo informação disponível no site da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) às 10:00, que indica a existência de outro fogo activo.
Às 09:10 teve início em Curiscadas, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, no concelho de Melgaço, um fogo numa zona de mato, que estava a ser combatido por 13 bombeiros apoiados por três viaturas, tendo sido accionado para o local um helicóptero bombardeiro.
Em Fragas de Montesinho, no Parque Natural de Montesinho, concelho de Bragança, as chamas deflagraram às 08:50 e estavam a ser combatidas por cinco bombeiros apoiados por um veículo, tendo também sido accionado um helicóptero bombardeiro.
Mantém-se ainda por circunscrever o fogo em Encosta da Drave, concelho de Arouca, onde estavam 27 bombeiros apoiados por seis viaturas e um helicóptero.
Entretanto, entrou em fase de rescaldo o incêndio que eclodiu numa zona de floresta em Devesa da Cadela, concelho de Oliveira de Azeméis.
A ANPC tem accionado para todo o país o alerta Amarelo, o segundo nível menos grave de uma escala de quatro, devido ao risco de incêndio.

domingo, 22 de março de 2009

Mascote do Clube da Protecção Civil

Os alunos do Clube da Protecção Civil consideram fundamental a criação da identidade do clube. Como tal elaboraram um conjunto de possíveis mascotes, que serão colocadas a votação.
As propostas para mascote do clube são:
7ºE





















7ºF


sábado, 21 de março de 2009

Mês da Floresta, da Árvore e da Água

Dia 21 de Março é o Dia Mundial da Floresta e da Árvore e dia 22, o Dia Mundial da Água. A árvore e a água constituem dois recursos naturais que temos que preservar se queremos proteger o nosso Planeta e contribuir para a redução da pegada ecológica.


Foi com este objectivo que o Millennium bcp esteve, no passado mês de Fevereiro, a reflorestar parte do Parque Natural de Sintra-Cascais, em parceria com a Quercus e com a Agência Cascais Natura, onde plantou cerca de 800 árvores de espécies autóctones (carvalhos, azinheiras e pinheiros mansos) numa área de 1 hectare, sucessivamente fustigada pelos incêndios.
Num esforço de reequilíbrio e garantia da sustentabilidade ambiental, o Millennium bcp responde, assim, à necessidade urgente de reposição das florestas originais - já destruídas em 80% a nível planetário -, começando por um concelho (Cascais) muito urbanizado, mas em que ainda 1/3 do território é Parque Natural.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Dia Meteorológico Internacional (23 de Março): "O TEMPO, O CLIMA E O AR QUE RESPIRAMOS"


Todos os anos, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) e a comunidade meteorológica internacional celebram o Dia Meteorológico Mundial, comemorando assim a entrada em vigor da Convenção da OMM em 23 de Março de 1950, precisamente 30 dias após a data do depósito do 30º Instrumento de ratificação ou de adesão dos Membros.
A partir de então, a OMM assumiu as responsabilidades da antiga Organização Meteorológica Internacional (OMI), estabelecida no Primeiro Congresso Internacional de Meteorologia (Viena, Setembro 1873), para promover a colaboração internacional em meteorologia, coordenando as observações e padronizando os instrumentos. Em 1951, um ano após esta reestruturação, a OMM tornou-se uma agência especializada das Nações Unidas. Hoje, com um maior número de Membros (188 países e territórios) a OMM alargou o seu campo de acção aos problemas hídricos e ambientais.
Tradicionalmente associa-se o Dia Meteorológico Mundial a um tema relevante. Neste contexto, foi decidido durante a 59.ª sessão do Conselho Executivo da OMM, realizada em Maio de 2007, que o tema para 2009 seria «O Tempo, o Clima e o Ar que Respiramos».


quinta-feira, 19 de março de 2009

Sismo pode originar tsunami


Centro de Alertas de Tsunamis localizado na zona do Pacífico lançou esta quinta-feira um alerta de tsunami depois de um sismo registado na parte sul daquela zona. O sismo registou uma magnitude de 7,9 na escala de Richter e ocorreu a 210 quilómetros do arquipélago de Tonga e a 1800 da cidade de Auckland, Nova Zelândia, deu conta o mesmo centro. Num comunicado divulgado é possível ler-se "algumas áreas costeiras no Havai podem ser atingidas por pequenas e não-destrutivas mudanças do nível do mar e fortes correntes durante as próximas horas."

Previna os incêndios florestais!


De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto de Meteorologia, o estado do tempo até ao final desta semana caracterizar-se-á por tempo quente e relativamente seco, vento moderado a forte de Leste nas regiões do Norte e Centro e de Sueste na região Sul.

Face a estas condições, a Autoridade Nacional de Protecção Civil apela aos cidadãos para, nos espaços florestais:
- Evitarem comportamentos de risco;
- Não deitarem fósforos ou pontas de cigarros para a floresta;
- Terem atenção que a realização de queimadas, queima de sobrantes e realização de fogueiras e outras formas de fogo são proibidas nos locais onde se verifique o risco temporal de incêndio de níveis muito elevado e máximo.

Não esquecer que os incêndios florestais constituem uma séria ameaça à floresta portuguesa, que compromete a sustentabilidade económica e social do País.

Se avistar o início de um incêndio florestal, ligue de imediato para o 112.

PORTUGAL SEM FOGOS DEPENDE DE TODOS.

Tempo: céu limpo em Portugal Continental; alerta amarelo no Algarve

O Algarve está hoje com aviso amarelo (o segundo numa escala de quatro), devido à previsão de vento fraco e por vezes forte nas terras altas da região Centro.
Segundo o Instituto de Meteorologia, em Portugal Continental, o céu vai estar pouco nublado ou limpo, temporariamente nublado no litoral a sul do Cabo Carvoeiro.
Para sexta-feira, o IM prevê uma pequena descida da temperatura máxima e a possibilidade de aguaceiros e trovoada na região Sul e litoral Centro.

TEMPERATURAS MÁXIMAS PREVISTAS:
Porto - 23ºC
Lisboa - 21ºC
Faro - 18ºC
Funchal - 21ºC


quarta-feira, 18 de março de 2009

Grande incêndio na Serra do Marão

Um grande incêndio está a consumir mato na Serra do Marão, na zona de Granja. O fogo foi detectado esta madrugada e por causa do vento os bombeiros estão a sentir grandes dificuldades em combater as chamas.

O comandante dos bombeiros de Amarante, Gonçalo Monteiro, não descarta a hipótese de ter existido uma acção criminosa quanto a este incêndio na Serra do Marão.
O comandante afirma ter já solicitado um reforço de meios (homens, viaturas e um helicóptero) para combater este fogo. No terreno estão 40 bombeiros, mas outros 50 encontram-se já a caminho do local.
«Há dois dias que nos deparamos com pequenos fogos em determinados pontos da serra, que foram extintos ou reactivados por mão ou condições atmosférica», salienta o comandante dos bombeiros de Amarante.
Nesta altura, há também um incêndio por controlar em Vilares, no concelho de Arouca. Os bombeiros já pediram também um reforço de meios.
O comandante Carlos Esteves, dos bombeiros de Arouca, diz que neste momento o fogo está a lavrar com menos intensidade. «As duas frentes estão a ser combatidas favoravelmente, pensamos que dentro de algum tempo teremos o fogo circunscrito», explica o comandante Carlos Esteves.

domingo, 15 de março de 2009

Sismo: abalo de intensidade baixa sentido em Viana do Alentejo e Alvito

O Instituto de Meteorologia registou hoje um sismo, de intensidade baixa, no Alentejo, com epicentro a poucos quilómetros de Viana do Alentejo e Alvito, onde foi sentido.
Considerado de "intensidade relativamente baixa", o sismo registou-se as 13:51 e não causou danos pessoais ou materiais.
Foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, com magnitude 2.9 na escala de Richter, com epicentro "a cerca de 4 km a Este de Viana do Alentejo".
De acordo com a informação do Instituto de Meteorologia, o abalo "foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) em Viana do Alentejo e Alvito".
A situação estava ultrapassada no final da tarde, segundo os técnicos do instituto.
FONTE:http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=1170519

quarta-feira, 4 de março de 2009

04-03-09: o dia da Protecção Civil na nossa escola

Hoje foi um dia muito especial na nossa escola!

Celebrámos o dia da Protecção Civil com um exercício de simulacro de uma fuga de um líquido no Laboratório de Química que provoca uma explosão, seguida de incêndio. Desta forma, testámos a operacionalidade do nosso Plano de Prevenção e Emergência. O Plano de Prevenção e Emergência da Escola Básica 2,3 de São Paio de Moreira de Cónegos, tal como qualquer plano de emergência escolar, tem identificados os perigos, avaliados os riscos e definidas as medidas preventivas para evitar o riscos ou atenuar os seus efeitos em caso de acidente grave, no entanto considerámos fundamental conhecer as suas vulnerabilidades.

Estiveram presentes no exercício diversos Agentes de Protecção Civil, 0 que permitiu testar a articulação entre entidades e sobretudo promover uma Jornada de Sensibilização para toda a comunidade escolar.

As entidades presentes foram:

Participantes Executantes: Escola Básica 2,3 de São Paio de Moreira de Cónegos; Corpos de Bombeiros Voluntários de Vizela e Guimarães; GNR (Guarda Nacional Republicana); INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica).

Participantes Não Executantes: ANPC/CDOS Centro Distrital de Operações de Socorro – Braga; Governo Civil de Braga; GIPS – GNR; SMPC – Serviço Municipal de Protecção Civil de Guimarães; Direcção Regional de Educação do Norte.

Uma vez que a segurança deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa, seja pessoal docente e não docente, alunos, pais, encarregados de educação e representantes autárquicos, solicitámos a sua opinião no sentido de nos auxiliar a melhorar o nosso plano de emergência. Desta forma, gostaríamos que aceitasse o nosso desafio e deixasse o seu comentário referindo sugestões, pontos fortes ou fracos!

terça-feira, 3 de março de 2009

A escola e promoção de uma cultura de segurança

A promoção de uma cultura de segurança é importante, uma vez que, quando surge um risco ou uma catástrofe, as crianças representam um grupo muito vulnerável, em especial quando em contexto de sala de aula.
As crianças representam a esperança do futuro, deste modo cabe às sociedades dotá-las de competências que lhes permitam a aquisição de valores culturais e de segurança de modo a capacitá-las a se protegerem. Para que tal se evidencie a educação para a redução de riscos e catástrofes deve partir da escola para a sociedade, de forma a promover a segurança e a qualidade de vida.
A escola, como espaço colectivo, deve conhecer os riscos, prever os seus efeitos e interiorizar comportamentos de autoprotecção, isto porque, a segurança é uma tarefa de todos e para todos.
Partindo deste princípio a Autoridade Nacional de Protecção Civil tenta lançar um desafio às escolas portuguesas, no sentido da prevenção, planificação e protecção escolar, criando o Clube da Protecção Civil.
Exemplos como o terramoto ocorrido no Paquistão em Outubro de 2005, onde mais de 16000 crianças perderam a sua vida, enquanto estudavam, ou o caso dos alunos Filipinos que foram enterrados vivos aquando da ocorrência de inundações. Representam alguns dos trágicos exemplos, que não deverão cair no esquecimento, mas deverão ser um alerta para evitar que tal fatalidade torne a ocorrer.
Pela segurança, prevenção e protecção, urge arquitectar novas formas de cooperação para educar os alunos.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Vulnerabilidades e Riscos do Distrito do Porto

FONTE: Separata alusiva ao Dia da Protecção Civil, URL: http://www.proteccaocivil.pt/Documents/SEPARATA_DIA_PROTECCAO_CIVIL.pdf

Semana Nacional da Protecção Civil

A OIPC - Organização Internacional de Protecção Civil - tem como principal objectivo contribuir para o desenvolvimento, no seio dos Estados, de estruturas passíveis de prestar protecção e assistência às populações e ainda salvaguardar a propriedade e o ambiente das catástrofes naturais e/ou tecnológicas, tendo determinado que a comemoração do Dia Internacional da Protecção Civil, celebrado a 01 de Março, versasse em 2009 o tema “Protecção Civil – informação preventiva e técnicas de comunicação”.
Portugal, através do Despacho n.º 6915/2008, de 21 de Fevereiro, instituiu o Dia da Protecção Civil, afirmando-se, sob a bandeira da Organização Internacional da Protecção Civil, os objectivos comuns de protecção civil prosseguidos pelos Estados -Membros, Observadores e Filiados.
Neste sentido, dinamizando a sua estrutura nacional e outros agentes de Protecção Civil nacionais, a Autoridade Nacional de Protecção Civil promove um conjunto de iniciativas, tanto nacionais como levadas a efeitos pelos Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS), que culmina com a realização do Segurex’09 – Salão Internacional de Protecção e Segurança, entre 19 e 21 de Março, em Lisboa.

domingo, 1 de março de 2009

Dia Internacional da Protecção Civil


A 1 de Março comemora-se o Dia Internacional da Protecção Civil. Esta efeméride vai ser assinalada na nossa escola, durante a semana de 2 a 6 de Março. As actividades agendadas vão desenrolar-se com a participação activa dos alunos, que, em colaboração com os diferentes agentes da Protecção Civil que actuam no distrito, vão reforçar a Cultura de Segurança, a responsabilidade cívica e a política dos três P’s da Segurança (prever, prevenir e proteger).

A sensibilização e informação a levar a cabo, têm também como objectivo despertar e motivar a população em geral para os cuidados a ter em matéria de segurança, prevenção e autoprotecção em diferentes contextos.

Participa!

Participa!