domingo, 22 de fevereiro de 2009

Plano de Emergência Familiar

O Plano de Emergência Familiar foi elaborado com o objectivo de prevenir os eventos que possam pôr em risco os membros da família e/ou os seus bens. Deste modo, o aluno ficou a conhecer os perigos de maior probabilidade de ocorrência na sua área de residência e constatou que os acidentes graves ou as catástrofes normalmente acontecem de surpresa. Neste sentido, foi de extrema importância a elaboração do Plano de Emergência Familiar, nas aulas de Área de Projecto, para que os alunos possam a partir de agora fazer face a todo o tipo de eventualidades e conhecer as susceptibilidades do seu local de residência.
Apresentámos alguns planos elaborados pelos alunos.

-Plano de Emergência Familiar dos alunos do 7ºD


- Plano de Emergência Familiar dos alunos do 7º F




- Plano de Emergência Familiar dos alunos do 7ºE:

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnaval em Segurança


Na época do Carnaval é tradição o uso de produtos como bombinhas, estalinhos e pós de espirrar. Sabe que as bombinhas e todos os produtos que tenham rastilho, são de venda proibida? Têm cores bonitas e podem dizer que não são perigosos. Mas não é assim. Podem provocar acidentes graves! Sabia que por ano dão entrada nos hospitais cerca de 200 crianças, entre os 10 e os 16 anos e na sua maioria rapazes, por causa destas brincadeiras perigosas? O tipo de ferimentos mais comuns são queimaduras, fracturas e lesões nos olhos e nas mãos.

Um Carnaval mais seguro
O Carnaval é a altura em que muitos pais começam a pensar nos disfarces e nas máscaras para as crianças. Há porém algumas regras a ter em conta na sua escolha:

- Não deixe o seu filho usar fatos demasiado compridos, podem provocar quedas.
- Os sapatos devem estar bem ajustados aos pés, para evitar que as crianças escorreguem.
- Os chapéus, lenços e écharpes devem ficar bem agarrados à cabeça, de forma a que não descaiam e obstruam a visão.
- As mascáras devem estar bem ajustadas à cabeça da criança. Assegure-se que os recortes para os olhos têm a largura suficiente para permitir a visão. No caso das crianças mais pequenas, pondere se não é mais seguro usar pinturas faciais.
- Acessórios como espadas, facas e outros, devem ser de material flexível e mole.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ártico desaparece dentro de duas décadas

Especialistas em ciência polar reunidos em Chicago calculam que a temperatura na região poderá aumentar até 7ºC, em meados do século, devido ao aquecimento global.
O Ártico tal como é conhecido hoje vai deixar de existir dentro de duas décadas, devido ao aquecimento global que pode fazer aumentar a temperatura na região até 7ºC até meados deste século.
"Teremos um Verão sem gelo no Ártico em 2030 ou antes disso", calculou um especialista da Universidade de Colorado, que falava no âmbito da 175ª Reunião Anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência. O especialista referiu que "com menos gelo, a preocupação com uma certa ocupação da região ártica também deve aumentar", prevendo ainda que "pode aumentar não apenas a navegação em toda a área, como a exploração de petróleo".

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Mau Tempo: 6 distritos com estradas cortadas

Seis distritos - Guarda, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Beja, Viana do Castelo - mantêm hoje troços de estradas cortadas ou condicionadas devido à neve, gelo ou inundação, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil .

Em Viana do Castelo está cortada desde sexta-feira a estrada municipal entre São Bento do Cando, em Arcos de Valdevez, e Lamas de Mouro, Melgaço, devido à neve.
Também devido à neve, no distrito de Castelo Branco mantém-se cortada ao trânsito, desde terça-feira, a nacional 338 entre Piornos e a Torre.
A mesma estrada está encerrada entre Piornos - Torre e Lagoa Comprida, em território do distrito da Guarda, também devido à neve e desde terça-feira.
Em Viseu, o gelo continua a impedir, desde quarta-feira, a circulação automóvel na estrada municipal entre Resende e Feirão.
Devido a inundação e desde o dia 30 de Janeiro que está fechado o troço da estrada municipal 341 entre Alqueidão e Amieira.
Por fim, no distrito de Beja, está cortada desde quarta-feira a estrada municipal 532 em Odemira devido a um deslizamento de terras.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Austrália: mais de 170 mortos nos incêndios mais mortíferos de sempre


Uma onda de calor na Austrália, com temperaturas acima dos 40º celsius, está a causar a propagação de incêndios florestais.


Pelo menos 84 pessoas morreram devido aos incêndios florestais que estão a devastar o sudeste da Austrália, e que já são os mais mortíferos de sempre.
Os incêndios alastram desde sábado em três estados do sudeste do país, sendo Victoria a região mais atingida pela catástrofe.
Estes incêndios são já considerados os mais mortíferos de sempre. Os fogos de 1983, que ficaram conhecidos como a "Quarta-feira de Cinzas", mataram 75 pessoas no estado de Victoria e no sul do país. O mesmo estado foi afectado também por intensos fogos em 1939, altura em que morreram 71 pessoas, na chamada "Sexta-feira Negra".
Ventos violentos atiçaram este fim-de-semana mais de 50 incêndios que se propagaram desde sábado nos Estados de Victoria, Nova Gales do Sul e aos arredores da capital, Camberra, onde a temperatura atingia hoje valores da ordem de 46 graus Celsius.
Dados divulgados pela polícia de Victoria, cerca das 20:30 (08:30 em hora de Lisboa), apontam para 750 casas destruídas e 330 mil hectares queimados.
A polícia já reconheceu que alguns dos fogos podem demorar semanas a controlar e um bombeiro que está na zona disse que a frente de fogo tem várias centenas de quilómetros.
"Os responsáveis afirmam que as condições meteorológicas são piores este ano, devido a uma seca muito propícia à propagação dos incêndios.


domingo, 1 de fevereiro de 2009

Tribunal condena Estado por erosão costeira causada por esporão na Apúlia, em Esposende

Os Tribunais Administrativo e da Relação deram provimento a uma queixa de um morador na Apúlia, Esposende, considerando que o Estado é culpado da erosão da costa por ter construído um esporão de pedra com 300 metros.
A decisão, inédita em Portugal, foi tomada após uma batalha jurídica desencadeada em 1993 pelo proprietário da casa, contra o Ministério do Ambiente, pedindo uma indemnização pelo facto de a erosão causada pelo esporão, ter levado o mar até junto de várias casas que se localizam junto às dunas, colocando-as em perigo.
O Tribunal Administrativo do Porto condenou o Estado a pagar 60 mil euros por danos patrimoniais e morais ao queixoso, depois de concluir que a construção do esporão pela Direcção-Geral de Portos em 1987 deu origem ao desassoreamento da praia e à consequente progressão do mar.
O esporão vai, agora, ser totalmente demolido
, de acordo com o Plano de Ordenamento do Parque Litoral Norte, entidade entretanto criada.
LM. (Lusa)

Participa!

Participa!