domingo, 30 de novembro de 2008

Situação meteorológica adversa: tempo frio, precipitação e queda de neve

De acordo com as últimas informações do Instituto de Meteorologia, o território de Portugal Continental irá ser influenciado pela passagem de uma frente com um vale em altitude, nos próximos dias, sendo de destacar como mais adverso o dia 28 de Novembro. Neste sentido, espera-se:
- Continuação de temperaturas mínimas baixas;
- Períodos de chuva e aguaceiros;
- Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas;
- Vento moderado a forte no litoral a sul do cabo Carvoeiro e muito forte com rajadas nas terras altas;
- Agitação marítima acrescida nas costas Ocidental e Sul.

As potenciais consequências desta situação meteorológica adversa são:
- Efeitos na saúde, especialmente nas populações localizadas em zonas geralmente menos afectadas pelo frio. As camadas populacionais mais vulneráveis serão as correspondentes a crianças, idosos, doentes do foro cardio-respiratório, indivíduos “sem-abrigo” e habitantes de edifícios com isolamento deficiente;
- Aumento do número de incêndios urbanos causados pelo uso indevido de lareiras ou outros equipamentos de aquecimento.

A ANPC aconselha à população as seguintes medidas de prevenção e autoprotecção:
- Use várias camadas de roupa;
- Evite actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço;
- Procure poupar energia, desligando os aparelhos eléctricos que não sejam necessários. Tenha à mão lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz;
- Tenha cuidado com as lareiras, braseiras e aquecedores a gás devido ao risco de acidentes domésticos. Em lugares fechados sem renovação de ar a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal, assim como queimaduras, choques eléctricos e incêndios domésticos;
- Se tiver que sair de casa, proteja a cabeça, utilizando um chapéu ou gorro e nas mãos use luvas;
- Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com hipotermia ligue imediatamente para o 112;
- Mantenha-se atento aos noticiários da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.

Frio e neve na Serra do Marão



Assunto: FRIO E NEVE ENTRE 28 DE NOVEMBRO E 01 DE DEZEMBRO

A partir de 28 de Novembro prevê-se uma alteração do estado do tempo no continente, com ocorrência de precipitação, que será sob a forma de neve nas terras altas entre os 900 e os 1000 metros, baixando a cota para os 700 a 800 metros durante o período nocturno. O tempo continuará frio e nas terras altas do Norte e Centro prevê-se uma intensificação do vento a partir da tarde de dia 28, tornando-se forte (50 a 70 km/h) do quadrante oeste, com rajadas da ordem dos 90 km/h.

FONTE: http://www.meteo.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp

Portugal: vaga de frio e chuva mantém-se até quarta-feira



As temperaturas máximas esperadas para hoje rondam os 10-14 graus Célsius em praticamente todo o território, com excepção das regiões do interior, onde se espera máxima de 01 a 02 graus.

30 de Novembro de 2008 (9:35), LUSA

A vaga de frio em Portugal vai prolongar-se até quarta-feira, dia em que se prevê uma pequena subida da temperatura, embora se mantenha a previsão de chuva, disse hoje à Agência Lusa, Ângela Lourenço, do Instituto de Meteorologia (IM).
"Relativamente às temperaturas baixas, vai continuar praticamente até dia 03 de Dezembro, portanto mais segunda e terça-feira. Na quarta-feira, já se prevê uma pequena subida da temperatura", informou Ângela Lourenço.
Em Portugal continental, nove distritos, todos no norte do país, estão hoje em alerta amarelo (terceiro de uma escala de cinco) devido à agitação marítima, no caso da região ocidental, e à queda de neve, nas regiões do interior.
Fonte: http://aeiou.expresso.pt/ (30-11-2008)

sábado, 29 de novembro de 2008

Portugal em alerta: neve e mau tempo

O mau tempo e a queda de neve já começaram a fazer estragos. Existem auto-estradas e estradas nacionais no Norte do país que ficaram intransitáveis nesta manhã (29-11-2008).

A auto-estrada A7, entre Vila Pouca de Aguiar e Fafe, e as estradas nacionais 311, próximo de Boticas, e 206, perto de Chaves, estão cortadas ao trânsito devido à queda de neve, disse à Lusa fonte do comando-geral da GNR.

De acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o território continental está em alerta amarelo até às 21h00 de segunda-feira, devido às condições meteorológicas.

Fonte: www.sapo.pt (29-11-2008)
Leia o resto da notícia em: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=118386

Neve condiciona trânsito no IP4, entre Vila Real e Amarante

29 de Novembro de 2008, 08:02 (Lusa)
O trânsito estava hoje de manhã muito condicionado no Itinerário Principal 4 (IP4), na zona da serra do Marão, entre Vila Real e Amarante, devido à forte queda de neve, disse fonte da Brigada de Trânsito (BT).
A neve começou a cair com intensidade a partir das 19:00 de sexta-feira, em algumas zonas do distrito de Vila Real, afectando o trânsito em algumas estradas.
No início da manhã de hoje (29-11-2008), a circulação de automóveis no IP4, na zona do Marão, ficou novamente complicada porque a neve voltou a cair com mais intensidade, havendo, segundo a BT, veículos limpa-neve a proceder à limpeza da via.
Também com a circulação condicionada continuam a auto-estrada A7, entre Vila Pouca de Aguiar e Fafe, e a Estrada Nacional 206, entre Carrazedo-Montenegro (Valpaços) e Padrela (Vila Pouca de Aguiar).

PLI.
Lusa

Furacões tropicais no nível mais baixo dos últimos 30 anos

Ao contrário do que vários relatórios têm dito, o número e a intensidade dos furacões no Hemisfério Norte está globalmente a decair, segundo um estudo da Universidade da Florida.

Virgílio Azevedo
13:07 Quinta-feira, 27 de Novembro de 2008
O estudo, denominado "Actividade Global dos Ciclones Tropicais", utilizou o índice ACE (Energia Acumulada dos Ciclones) para determinar a maior ou menor intensidade da actividade em cada mês e ano. E a tendência descendente é nítida desde 2005. O índice é habitualmente usado pela Administração Oceanográfica e Meteorológica Nacional dos EUA, a famosa NOAA, e tem em conta o número, a intensidade e a duração dos ciclones.
Um dos autores do estudo, Ryan Maue, revelou que "a zona Norte do Oceano Pacífico tem produzido consideravelmente menos tufões e furacões do que o normal nos últimos 30 anos, apesar de a sua frequência e intensidade ser acima do esperado na América do Norte".
As tempestades tropicais formam-se quando a temperatura da água do mar à superfície ultrapassa os 26,5 graus centígrados e existe humidade na atmosfera. Para além do aquecimento global provocado pelas actividades humanas e da sua eventual influência, a incidência das tempestades tropicais é determinada por ciclos naturais como o "El Niño", que aumenta a temperatura dos oceanos.
Fonte: www.expresso.pt (27-11-2008)

Precipitação no Brasil atinge valores recorde

2008-11-28 (IM)

A precipitação que caiu durante a semana passada nos Estados do Sul do Brasil atingiu valores recorde e causou inúmeros danos materiais e pessoais, tendo afectado cerca de 1,5 milhões de pessoas na região. As fortes chuvas foram a causa não só de cheias, mas também de deslizamento de terras que obrigaram ao desalojamento de milhares de pessoas e que provocaram também vítimas mortais.
De acordo com informação do Instituto Meteorológico do Brasil as chuvas que abrandaram, irão novamente voltar a afectar a região.
Para obter mais informações é favor consultar: http://www.wmo.int/pages/mediacentre/news/index_en.html

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

As t-shirts do Clube

Em cada t-shirt colocámos, na parte da frente, o símbolo do clube e na parte de trás, o nosso nome e um risco por nós escolhido.

A primeira fase do nosso trabalho ...

As T-shirt's do 7º F




terça-feira, 25 de novembro de 2008

Situação Meteorológica Adversa – ventos fortes

2008-11-24

De acordo com a previsão do Instituto de Meteorologia, Portugal Continental está a sofrer os efeitos de ventos fortes, a permanecerem nos próximos dias.

Face a esta situação, a Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e autoprotecção e especial atenção:

- Aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se atento à situação;
- Ao fecho de portas e janelas assim como à arrumação de equipamento solto, caixotes de lixo ou outros objectos;
- À adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
- À circulação em áreas arborizadas tendo especial cuidado com a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.

FONTE: http://www.proteccaocivil.pt/Pages/Noticias.aspx?NoticiaId=309

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Terramoto de magnitude 7 atinge a Rússia junto ao Mar de Ojotsk

24 de Novembro de 2008, 10:45

Um forte terramoto de 7 graus na escala de magnitude atingiu nesta segunda-feira uma região da Rússia no Mar de Ojotsk, informou o Instituto Geológico americano (USGS).

O epicentro do sismo foi localizado a 314 km a oeste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatskiy, no extremo oriente da Rússia.

SAPO/AFP
FONTE: http://noticias.sapo.pt/info/artigo/898843.html

Vento forte e ondulação motivam avisos Amarelo e Laranja em todo o país, Santarém e Évora são excepções

Lisboa, 24 Novembro de 2008 (Lusa), 06:20

Apenas os distritos de Santarém e de Évora estão hoje sem avisos da meteorologia, enquanto o restante continente está sob aviso Amarelo e Laranja, devido ao vento forte e agitação marítima.

Os distritos de Guarda e Castelo Branco estão sob aviso Laranja, o terceiro de uma escala de quatro, tendo em conta a previsão de ventos muito fortes, que podem atingir os 75 quilómetros/hora, com rajadas até 100 km/h.

O litoral oeste, de Viana do Castelo a Leiria, também está com aviso Laranja, devido à ondulação marítima, que poderá chegar aos 6 metros.

JPA/Lusa
FONTE: http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/da9c1fa61bb2f2ed2a955b.html

domingo, 23 de novembro de 2008

Vaga de frio atinge Portugal a partir de amanhã

Uma vaga de frio está a instalar-se na Península Ibérica, a partir de Espanha, e deverá fazer baixar as temperaturas em Portugal a partir de segunda-feira e ao longo da semana

Segundo o site do Instituto de Meteorologia (IM), as previsões para Portugal confirmam os avisos que já estão a ser feitos em Espanha, com as temperaturas máximas e mínimas a baixar a partir desta segunda-feira e até quarta-feira (última previsão do IM).

Para grande parte do Norte e Centro do país há previsões de temperaturas próximas de zero ou mesmo negativas e há ainda avisos para vento frio, alguns períodos de chuva na metade norte do país e ainda formação de geada.

Acima dos mil metros, há previsões de neve.

Fonte: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=117873

«Simulacro foi muito útil para detectar falhas», diz Protecção Civil

Terminou este domingo, o simulacro de sismo que durante o fim-de-semana aconteceu na cidade de Lisboa e em mais três distritos. No balanço do exercício, a Protecção Civil considerou que «o simulacro foi muito útil para as várias entidades envolvidas e serviu para detectar as falhas que é preciso corrigir».

As comunicações, as falhas dos procedimentos no terreno são alguns dos problemas que o comandante Operacional da Protecção Civil, Gil Martins, considera que é preciso corrigir.
«Falhas na comunicação, a gestão da informação, falhas no empenhamento de algumas forças nos teatros de operações. [São algumas das] questões que agora com as reuniões parcelares nós vamos desenvolver e aprofundar para depois poderem ser corrigidas no plano [de emergência em caso de sismo]», revelou Gil Martins.
Mas há ainda outro problema que foi identificado. Em caso de sismo, os hospitais não têm outro meio de comunicar para além do telemóvel ou o telefone, o que pode revelar-se um grande problema.
Gil Martins esclarece que o objectivo do simulacro foi precisamente perceber quais as falhas para depois ser alterado o plano de emergência em caso de sismo.

FONTE: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1048778

sábado, 22 de novembro de 2008

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Cenário caótico:Simulacro de sismo condiciona Lisboa, Setúbal e Santarém


Fugas de gás, incêndios, quedas de viadutos: a partir de hoje e até domingo o cenário vai ser de tragédia, durante um simulacro de tremor de terra para pôr à prova a Protecção Civil. O caos pode mesmo ser real porque deverão ser cortadas ao trânsito zonas-chave da capital.


Às 17h de hoje Lisboa, Setúbal e Santarém serão abaladas por um sismo que vai gerar elevados danos materiais e humanos. Embora se trate apenas de um simulacro para testar a capacidade de resposta da Protecção Civil, a confusão deverá estar lançada até meio da tarde de domingo, com estradas cortadas e evacuações em prédios de grande envergadura, como o Banco de Portugal e o Centro Comercial Colombo.
O cenário será de desgraça: desde a queda do viaduto em Alcântara-Mar ao risco de derrocada do hospital de Santa Maria, e ainda um incêndio numa bomba de gasolina em Alfama, a capital vai viver a simulação do caos absoluto.
Uma tragédia com mortos e feridos
A primeira simulação vai decorrer na praça de touros do Campo Pequeno, às 18h de hoje, com um camião de transporte de matérias tóxicas a ter um acidente e a derramar a carga. A partir daqui os cenários de tensão vão estender-se entre Lisboa, Setúbal e Santarém, baseados no sismo de 1909, em Benavente, de intensidade 6.6/6.7 na escala de Richter.
Alenquer, Samora Correia, Porto Brandão, Vila Franca de Xira, Barreiro, Almada e Sintra também vão ser alvo desta mega operação: fugas de gás, quedas de pessoas ao rio, rupturas de água e consequentes inundações, deslizamentos de terras, incêndios, derrocadas, feridos e até mortos, tudo poderá acontecer.
Neste exercício de três dias vão ser postas à prova comunicações terrestres, aéreas, móveis e serviços de emergência. Ao todo vão estar envolvidos no exercício 68 entidades, como os bombeiros, GNR, PSP, Aviação Civil, Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, INEM e Forças Armadas.
No total, serão mobilizados 2750 profissionais dos serviços de emergência e 1798 figurantes. O resultado da simulação da tragédia aponta para 525 mortos, 7907 feridos graves e 9972 desalojados.


Exercício nacional “PROCIV IV/2008”



O exercício nacional “PROCIV IV/2008” decorrerá já este fim-de-semana, nos dias 21, 22 e 23 de Novembro, em simultâneo nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal.
Está a ser planeado pela ANPC em estreita colaboração com todos os Agentes de Protecção Civil e demais entidades que integram o Plano Especial de Emergência de Risco Sísmico para a Área Metropolitana de Lisboa e Concelhos Limítrofes.
Em cada um dos dias será privilegiado o teste de valências específicas, nomeadamente: avaliação e reconhecimento, emergência médica, busca e salvamento, apoio social, avaliação de estruturas, ligação aos órgãos de comunicação social, matérias perigosas e incêndios urbanos e industriais.


Acompanhe em pormenor o exercício em: http://prociv-iv.blogspot.com/

domingo, 16 de novembro de 2008

Os fogos na Califórnia


Um bombeiro olha para uma casa que não conseguiu salvar na luta contra as chamas em Yorba Linda, Califórnia...







Image: NASA, 18 Novembro 2008

Os ventos de 32 km/h (115 km/h durante o fim de semana) para o norte, noroeste e sul de Los Angeles, Califórnia, ajudaram os bombeiros na luta contra os fogos florestais. O fogo já destruiu mais de 800 casas e levaram à evacuação de 50 000 pessoas. São necessários mais alguns dias para os incêndios ficarem sob controlo.

Alerta de tsunami após violento sismo na Indonésia



Um sismo de 7.7 graus Richter seguido de um abalo com 6.0 graus de magnitude levou as autoridades indonésias a alertarem para a possibilidade de um «tsunami potencialmente destruidor» ao largo de Sulawesi.


O primeiro abalo, com uma magnitude de 7.7 graus, ocorreu pouco depois das 17h de Lisboa, seguido de uma replica forte cerca de trinta minutos depois.
Os sismos ocorreram no mar, a norte da cidade de Gorontalo. O mar a norte de Sulawesi está rodeado de ilhas que deverão conter as ondas geradas pelos abalos, evitando que um possível tsunami alastre para o Pacífico ou para o Índico.
Desconhece-se para já a existência de vítimas ou danos materiais na zona.
A Indonésia tem em prática um sistema de alerta de tsunamis após a catástrofe de Dezembro de 2004, quando mais de 200 mil pessoas morreram em toda a bacia do Oceano Índico.
Após um forte abalo com potencial para gerar uma onda gigante, as autoridades são alertadas através de SMS, e são activados planos de emergência.


quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Catástrofe ambiental ameaça Rio de Janeiro

O aterro que recebe 80% dos lixos da região, localizado nas margens da Baía de Guanabara, está no limite. Se nada for feito, toneladas de lixo poderão mergulhar nas suas águas.
Se encerramento do aterro de Gramacho resolve um muito provável catástrofe ambiental, acabará por criar um mais do que óbvio drama social.
De acordo com um estudo da socióloga Lúcia Pinto, cerca de 15.000 pessoas vivem da riqueza produzida pelo trabalho dos catadores.


Fonte: http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/449072

domingo, 9 de novembro de 2008

Derrocada numa escola no Haiti causa 82 mortos

Ascende a pelo menos 82 mortos e 107 feridos o balanço de vítimas do desmoronamento de uma escola em Pétion-ville, bairro de lata nos arredores de Port-au-Prince, no Haiti, enquanto prosseguem as buscas para encontrar possíveis sobreviventes sob os escombros. (...)
O presidente Haitiano, René Preval revelou que foi descoberta uma turma de 21 estudantes e um professor, todos eles mortos, na manhã deste sábado.
O primeiro andar da escola "La Promesse", situada em Pétion-ville, num bairro de lata dos arredores da capital haitiana, Port-au-Prince, desmoronou-se cerca das 10:00 horas (15:00 em Lisboa) de sexta-feira, quando os alunos estavam nas aulas.
"Esta construção não respondia às normas. Vamos pedir ao Ministério da Educação para inspeccionar todas as escolas construídas nestas condições", indicou o senador Yvon Bissereth, responsável da Comissão de Educação que se deslocou ao local
Algumas horas depois do acidente, dezenas de crianças, gravemente feridas, tinham sido transportadas de ambulância para os hospitais e centros de saúde mais próximos. Munidos de pás, os socorristas da Cruz Vermelha, da missão da ONU, dos Médicos Sem Fronteiras e da polícia haitiana, assim como guardas franceses, punham mãos à obra para tentar retirar os sobreviventes dos escombros.
O Haiti é o país mais pobre do continente americano. Recentemente, foi atingido por uma série de furacões mortíferos.

FONTE:http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1041080

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Terramoto de magnitude 6 registado nas águas da Indonésia

Um terramoto de magnitude 6 foi registado em águas da Indónesia, frente ao litoral oriental da provícia de Maluku, informaram os serviços de sismologia, que descartaram um posterior tsunami.

SAPO com AFP

FONTE:http://noticias.sapo.pt/info/artigo/895013.html

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Concurso de Fotografia “Perspectivas e olhares de Protecção Civil”

A ANPC, através do CDOS de Santarém, e o Governo Civil daquele distrito, organizam, de 6 de Outubro a 28 de Novembro, o Concurso de Fotografia “Perspectivas e olhares de Protecção Civil”.

Os temas propostos versam áreas como a prevenção, a protecção e o socorro.

Informações adicionais podem ser obtidas em http://www.gcs.pt/ ou através do email sec.santarem@prociv.pt.

2008-11-05

Os poetas do Clube de Protecção Civil...


Nas aulas de Área de Projecto
falámos de várias catástrofes naturais
Trabalhámos notícias em grupo,
retiradas dos principais jornais.

Depois discutimos o mau tempo,
falámos das grandes inundações.
A ocorrência de fortes chuvadas,
que afecta muitas nações.

Entretanto, falámos de água
e de como é importante poupar.
Se a sua gestão for cuidada,
Saímos todos a ganhar.



Todos temos medidas a adoptar,
na cozinha, no duche ou no autoclismo.
Se a água cada um poupar,
podemos olhar o futuro com optimismo.


Temos outro projecto em mão
que nos dará gosto preparar.
A nossa t-shirt do Clube,
todos teremos honra de mostrar.

A t-shirt do Clube de Protecção Civil,
para a Escola iremos trazer.
Sempre que surgirem oportunidades,
cá estaremos para as viver!

Trabalho realizado pelo 7ºE.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Inundações no Vietname deixam 49 mortos

As piores em mais de 20 anos
Cheias desencadeadas por chuvas torrenciais no norte e centro do Vietname já deixaram cerca de 49 mortos, 18 deles na capital, Hanói, atingida pelas piores inundações em mais de 20 anos

Os serviços de meteorologia prevêem mais inundações repentinas nas províncias centrais e do norte do país.
«Os stocks de alimentos, especialmente, estão a esgotar-se rapidamente, e os preços já quadruplicaram», disse Nguyen Thu Thuy, cuja casa está debaixo de água desde o sábado.
Imagens divulgadas ontem pela televisão mostraram mais de 90 por cento das áreas que fornecem legumes para a capital debaixo de até um metro de água.
Até 500 mm de chuva caíram sobre Hanói desde a sexta-feira, interrompendo o trânsito, enquanto avalanches interditaram muitas secções da auto-estrada norte-sul Ho Chi Minh na província de Thua Thien-Hue.
Desde o início do ano, cheias e tufões já mataram centenas de pessoas nas províncias do norte e centrais do Vietname. A temporada das tempestades termina no próximo mês na região central, que tem grande exposição ao mar.

Leia o resto da notícia em: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=115516

Catástrofes: Ordem dos Engenheiros cria ONG para ajudar em catástrofes ou guerras

Guimarães, 03 Out (Lusa)
A Ordem dos Engenheiros vai criar uma ONG humanitária, denominada "Engenheiros Sem Fronteiras", para ajudar na reconstrução de estruturas básicas em consequência de guerras ou catástrofes naturais, como sismos, maremotos, e tufões, disse hoje à Lusa, em Braga, presidente da Ordem dos Engenheiros.

Fernando Santo adiantou que a Organização Não-Governamental, cuja criação deverá ocorrer em 2009, pode ter um papel importante em caso de catástrofes humanitárias, como as que ocorrem com sismos, maremotos ou guerras. " Fernando Santo frisou que a ONG terá de ter "especiais competências" em matéria de água, já que a sua falta, pela destruição das estruturas de abastecimento, é uma das principais carências, depois de uma catástrofe.

LM. (Lusa)
Leia o resto da notícia em: http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/415034

Participa!

Participa!